ESTUDO DA PRESSÃO ARTERIAL E SUA REGULAÇÃO NO CÃO.
Artigos Científicos: ESTUDO DA PRESSÃO ARTERIAL E SUA REGULAÇÃO NO CÃO.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CarlaNaiana • 19/5/2014 • 1.260 Palavras (6 Páginas) • 836 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI
CURSO: BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: FISIOLOGIA HUMANA
PROFESSORA: FRANCILÉIA
CARACTERÍSTICAS DA RESPIRAÇÃO E AUSCULTA PULMONAR NA ESPÉCIE HUMANA.
TERESINA-PI
2014
Carla Naiana
Carlos Cesar
Janete Santos
Ítalo Monteiro
CARACTERÍSTICAS DA RESPIRAÇÃO E AUSCULTA PULMONAR NA ESPÉCIE HUMANA.
Relatório apresentado à disciplina de Fisiologia Humana como registro da aula prática do dia 07 de Maio de 2014. Professora: Franciléia.
TERESINA – PI
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 METODOLOGIA.......................................................................................................4
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO................................................................................5
4 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
BIBLIOGRAFIA
1 INTRODUÇÃO
A hipertensão é uma doença crônica, de natureza multifatorial, assintomática na grande maioria dos casos que compromete fundamentalmente o equilíbrio entre o relaxamento (vasodilatação) e a contração (vasoconstrição) dos vasos, levando a um aumento da tensão sanguínea, capaz de prejudicar a irrigação tecidual e provocar danos aos órgãos irrigados, (GUYTON; HALL, 2006).
A medida da pressão arterial é realizada a partir da força que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. O músculo cardíaco apresenta dois movimentos, denominados sistólico e diastólico. Na sístole ocorre uma contração do músculo cardíaco, causando assim um aumento do volume sanguíneo na aorta, o que provoca um aumento da pressão, que chega a atingir, em níveis normais, 140 mm Hg. O contrário ocorre na diástole, onde há uma distensão do músculo cardíaco, diminuindo o volume sanguíneo na aorta, que provoca uma diminuição da pressão, a qual, em níveis normais, atinge 90 mmHg, (GUYTON; HALL, 2006).
O controle da pressão arterial é uma das mais complexas funções fisiológicas, envolvendo os sistemas cardiovascular, renal, neural e endócrino. Esse controle, do ponto de vista humoral, é feito principalmente pelo sistema renina-angiotensina, (GUYTON; HALL, 2006).
Nesse contexto o objetivo da aula prática exercitar conhecimentos teóricos acerca dos mecanismos de regulação da pressão arterial.
2 METODOLOGIA
1 – Anestesiar o animal com a associação anestesia (ketamina 9mg/kg+xilazina 2mg/kg+diazepan 1mg/kg) via intravenosa. Usar uma veia de uma das patas dianteiras;
2 - Fixar o animal na calha, em decúbito dorsal, colocar a língua entre os dentes de um lado da boca para facilitar a respiração (se o animal estiver em apneia, fazer massagem torácica) e fazer uma incisão longitudinal de 5cm da linha média do pescoço. Inserir a cânula na traqueia. Divulsionar a musculatura pré-traqueal e expor a traqueia. Com o bisturi, retirar um fragmento retangular de um anel da traqueia e introduzir a cânula, fixando-a firmemente com fios passados em volta do conjunto traquéia-cânula.
3 - Canular uma das veias femorais para aplicação de anestésico e/ou outra substância;
4 - Dissecar as artérias e veias femorais (nas pregas inguinais), os nervos vagos e artérias carótidas comuns (nos lados da traqueia). Dissecar segmentos de 3 a 4 cm;
5 - Montar o manômetro e inserir sua cânula arterial em uma das artérias femorais para o registro da pressão arterial (PA) e da frequência cardíaca (FC). Ligar eventuais ramos da femoral. Obs.: A cânula arterial deve ser lavada a cada 10 ou 15min. Com solução anticoagulante de um dos frascos do conjunto.
6 - Registrar a PA e a FC durante 60 segundos antes de cada experiência, o que servirá de controle.
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Tabela 1. Frequência cardíaca e pressão arterial em Canis familiares antes e após mudanças na posição do corpo do animal, pinçamento de vasos e manobra de valsalva. Teresina, 2012.
PARÂMENTRO
PROCEDIMENTO Frequência cardíaca
(bpm) Pressão arterial
(mmHg)
Pinçamento da carótida comum esquerda
Pinçamento da artéria carótida comum direita
Pinçamento simultâneo das artérias carótidas comum
ANTES
92
92
92
...