A Cultura indígena afro brasileira
Por: Irene76 • 28/2/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 301 Palavras (2 Páginas) • 754 Visualizações
A)
A expansão marítima, a conquista de novas terras o Brasil se tornou o maior "consumidor" de escravos da América.
Através do processo de escravização iniciada no Brasil transformou nossos homens e mulheres negros (as) em objetos/mercadorias, todo o processo de colonização do país era voltado para questão da dominação, os índios foram "dominados", empenhados a conviver e obedecer aos portugueses. Eles tinham a função de servir a seus “donos”. Vemos que isso já se assemelha a opressão.
B)
Entre as várias contribuições podemos mencionar: A língua portuguesa falada no Brasil de hoje, especialmente nomes próprios, nomes de plantas, animais, comidas, etc.
O hábito de tomar banho diariamente e, frequentemente.
O uso do tipiti, objeto de palha trançada própria para espremer o caldo venenoso da massa da mandioca, para torná-la comestível, etc. A religião para os negros, tornou-se um refúgio idílico capaz de atenua as agruras do cotidiano. Assim o catolicismo levou diversos grupos de africanos a misturarem as religiões do continente africano com o cristianismo europeu.
C)
O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África, a influência africana no processo de formação da cultura afro brasileira começou a ser delineada a partir do tráfico negreiro.
De acordo com Paiva (2001, p.27), caracteriza este cruzamento cultural como resultante de uma aproximação entre universos geograficamente afastados, em hibridismos, impermeabilidades, apropriações, adaptações e em sobreposição de representações e de práticas culturais.
A religiosidade negra, era marcada por características comuns aos ritos pagãos, mitos, ausência do bem e mal absolutos. Os africanos tiveram um papel importante no processo de formação cultural brasileiro, com a inserção de suas práticas e seus costumes na sociedade brasileira contribuíram para a formação de uma identidade cultural afro - brasileira.
PAIVA, Eduardo França. Escravidão e Universo Cultural na Colônia. Minas Gerais: UFMG, 2001.
https://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=3865
...