Elementos Cinematográficos e Games: Planos de Câmera em jogos de Survival Horror para promover a Tensão
Por: Thionix • 3/8/2015 • Monografia • 13.262 Palavras (54 Páginas) • 268 Visualizações
SUMÁRIO
1. Survival Horror e Tensão
1.1. Survival Horror
1.1.1. Luta pela sobrevivência
1.1.2. Mecânica
1.2. Tensão
1.2.1. Narrativa e Tensão
1.2.2. Imprevisibilidade
1.2.3. Desconforto
1.2.4. Suspense, Curiosidade e Surpresa e o Medo do Desconhecido
1.3. Tensão em jogos de Survival Horror
1.3.1. Estética e Medo de Escuro
1.3.2. Inteligência Artificial a favor da tensão
1.3.3. O sentir-se na pele da personagem
2. Planos de Câmeras
2.1. Definição
2.2. Câmera e Narrativa
2.3. A Utilização de Planos de Câmera em Jogos de Survival Horror
2.4. Close-Ups
2.5. Primeira Pessoa
3. Elementos Cinematográficos e Games: Planos de Câmera em jogos de Survival Horror para promover a Tensão
3.1. Contextualização do Jogo
3.2. Elementos de Survival Horror Utilizados Como Parte Importante do Jogo
3.3. Planos de Câmera e sua Aplicação ao jogo de Survival Horror para o aumento da Tensão
1. SURVIVAL HORROR E TENSÃO
1.1 Survival Horror
O Survival Horror é um gênero que teve uma grande popularização em meados dos anos 90. Segundo Brandão (Luís Brandão, 2012, pág. 168), este gênero tem sua origem em 1989, onde um jogo chamado Project Firestart (Dynamix) lançado para o Commodore 64, utilizava recursos narrativos que exploravam temas como o suspense e, a exploração aberta e não linear, onde o jogador pode explorar a fase sem ter que seguir por um único caminho e/ou uma determinada ordem fixa de eventos. O jogo possui influenciasda cine-série sci-fiAlien, nas adaptações de sensações de medo, de isolamento e solidão, trazidas da narrativa da mesma.
Em 1992 a Infogrames, publicou o jogoalone in theDark (Sozinho na Escuridão), onde os jogadores têm a opção de escolher entre um protagonista masculino ou feminino (Edward Carnby ou Emily Hartwood respectivamente), e depois são presos no interior da mansão assombrada depois de escurecer.
Este jogo foi muito popular e foi o precursor de outras grandes franquias como ResidentEvil e Silent Hill, que atualmente são considerados clássicos do gênero. "Um sucesso imediato com os críticos e fãs, tornou-se um grande avanço comercial para Infogrames, ainda bastante pequena empresa no momento. Alone in the Dark foi uma visão polido, madura do gênero horror, uma maravilha técnica, e continua a ser uma duradoura clássico, ainda é capaz de assustar, mesmo com seus gráficos antigos. era uma chamada wake-up para a indústria para começar a se aproximar jogo de projeto de novos ângulos." Foi então que se tornou popular o gênero Survival Horror, onde criaturas monstruosas e sobrenaturais eram colocadas aos jogadores como obstáculos nos jogos com o objetivo de assustar e gerar tensão, enquanto os mesmos deviam explorar o cenário e descobrir uma maneira de sair daquele local ou situação, sobrevivendo a estes desafios. Os principais elementos então do gênero, são a luta pela sobrevivência, e a exploração de cenários para prolongar esta sobrevivência da personagem, com quebra-cabeças, desafios estratégicos e gerenciamento de recursos.
1.1.1 Luta Pela Sobrevivência
Numa tradução literal, Survival Horror significa Horror de Sobrevivência, onde basicamente os jogadores devem enfrentar situações de horror, para que o avatar, ou seja, a personagem sobreviva às ocasiões do jogo.
Segundo ROUSE (2009) “O Survival Horror engloba conteúdos estranhos e perturbadores sendo que seu principal objetivo não é ganhar mas sim sobreviver”
Como no jogo Silent Hill, que após um acidente de carro, o personagem acorda na cidade de Silent Hill e percebe que sua filha havia desaparecido. Então começa uma busca por ela pela cidade, que de dia parece quase tudo normal, mas quando anoitece inimigos horripilantes começam a aparecer e seu objetivo é sobreviver a esses inimigos e a diversas situações de horror, para conseguir resgatar sua filha.
No jogo Alone in theDark o personagem do jogador começa no sótão (o local do suicídio de Jeremy, antigo dono da casa, por enforcamento), tendo ascendido ao topo da mansão sem incidentes, e é então encarregado de explorar a mansão, a fim de encontrar uma saída, evitando, ou derrotando vários inimigos sobrenaturais, incluindo zumbis escravos, gigantes, e outros inimigos ainda mais bizarros.
Embora começando com nenhuma arma, exceto os punhos e pés, o jogador pode encontrar alguns elementos que podem servir de arma para ajudá-lo a enfrentar os inimigos, e sobreviver a esse ambiente hostil.
Desta forma, a luta pela sobrevivência é o principal elemento o do Survival Horror pois como a própria tradução deste termo diz, é sobreviver ao terror e se dá pela necessidade do jogador de procurar uma forma de sair ou fugir das diversas situações de terror encontradas pelo caminho.
1.1.2 Mecânica
A mecânica é a estrutura que sustenta o jogo, além da estética, como um esqueleto, pois é a partir dela que são definidos os elementos principais de interação do personagem com o jogo e é o que define a diferença entre um jogo e outro, com relação a jogabilidade. “Designers de jogos precisam aprender a usar a sua visão de raio X para poder ver além da capa de um jogo e rapidamente discernir o esqueleto, que é definido pela mecânica do jogo. A mecânica dos jogos é a essência do que um jogo verdadeiramente é. São as interações e os relacionamentos que permanecem quando a estética, tecnologia e história são removidos” (Jesse Schell, 2011, pág. 130)
Na
...