Eletroquimica
Projeto de pesquisa: Eletroquimica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: haleconde • 17/9/2014 • Projeto de pesquisa • 702 Palavras (3 Páginas) • 361 Visualizações
ELETROQUÍMICA
SUMÁRIO
1 – Introdução
2 – Desenvolvimento
2.1 – Pilhas
2.1.1 – Pilha De Daniell
2.1.2 – Pilhas Comuns
2.2 – Eletrólise
2.2.1 – Eletrólise ígnea
2.2.2 – Eletrólises em solução aquosa
com Eletrodos inertes
2.2.3 – Eletrólises em solução aquosa
com Eletrodos ativos
2.2.4 – Leis de Faraday
2.3 – Aplicações
3 – Conclusão
4 – Bibliografia
1 – Introdução
Tentar-se-á mostrar neste trabalho uma pesquisa com o âmbito de alcançar um conhecimento superficial mas com aprofundamento suficiente para estudos colegiais. A obra aqui relacionada cita elementos e componentes da infinidade de estudos feitos por vários e ilustres cientistas no campo da ciência responsável pela eletroquímica.
Mostrar-se-á o que tentamos demonstrar, ou seja, começamos falando do que são os princípios e vamos a medida em que o leitor se aperfeiçoa no assunto, aprofundando cada vez mais, levando além de uma boa síntese sistemática e bem dividida da eletroquímica, um entendimento variado e abrangedor.
A eletroquímica é geralmente dividida em duas partes: A das pilhas, que estuda sobre os tipos de pilhas como a de Daniell, e a que nós conhecemos e chamamos aqui de comuns. E a da eletrólise, tratamos aqui de alguns tipos de eletrólise como a eletrólise ígnea e as eletrólises em solução aquosa com eletrodos inertes e ativos.
2 – Desenvolvimento
Quando se aciona o interruptor de um aparelho movido a pilha, fecha-se o circuito de uma corrente
elétrica alimentada pela reação química que ocorre no interior das pilhas, exemplo de um processo de natureza eletroquímica.
Eletroquímica é a disciplina científica que estuda e avalia as relações que se estabelecem entre as reações químicas e os fenômenos elétricos, em particular as correntes elétricas.
As primeiras pesquisas no campo da eletroquímica datam do século XVIII, quando Alexandre Volta inventou sua pilha eletrolítica. Cabe, porém, ao inglês Michael Faraday o título de principal impulsionador dessa ciência. Além de descobrir os mecanismos e leis da eletrólise, fenômeno que potencializa e facilita a realização de certas reações químicas com a ajuda de correntes elétricas, foi Faraday quem fixou grande parte da terminologia empregada na eletroquímica moderna.
Reações eletroquímicas. As reações eletroquímicas fundam-se na existência de moléculas com certo grau de instabilidade elétrica. Em função da distribuição dos elétrons ao redor de seu núcleo, os átomos podem apresentar tendência a atrair novos elétrons ou, pelo contrário, a repelir alguns deles.
Assim, diferenciam-se as moléculas integradas
...