Escola de Atuação, Ambiente Central da PPS
Por: lermendes • 12/5/2017 • Resenha • 1.652 Palavras (7 Páginas) • 567 Visualizações
Unidade 5 – Escola de Atuação, Ambiente Central da PPS
Como todos sabemos, os cursos do Profuncionário são oferecidos como formação em serviço. Quando se trata de cursos técnicos ou superiores, mas não de formação em serviço, as atividades de pratica de ensino ou estagio são realizadas em escolas com convenio a que oferece o curso.
Pois numa formação em serviço é natural e necessário que o ambiente de trabalho seja o melhor campo de estagio para o funcionário.
Por exemplo, o que seria mais eficaz para a segurança de uma escola situada em um bairro violento?
- Um muro de 2 metros de altura ou um plano articulado com as autoridades policiais para manter os adolescentes e jovens estudando e estando informados sobre os possíveis desvios de conduta de elementos suspeitos, tanto dentro quanto fora da escola?
Desta forma uma atividade de PPS de um curso de técnico de infraestrutura escolar poderá ser a de se pautar, no conselho escolar, uma visita ao delegado da Policia Civil e ao comandante da Policia Militar, ou a presença dos mesmos em uma reunião do conselho escolar para tratar da segurança na escola e na comunidade.
Outro exemplo na área da secretaria escolar seria, de que adiantaria o estudante visitar uma instituição onde todos os registros e controles fossem informatizados, estivessem inseridos em sistemas computadorizados, se os índices de reprovação e desistência continuassem os mesmos? O lucro será de quem? Da educação, ou das empresas de computadores e software educativo? O estudante pode até voltar desta atividade de PPS convencido a defender tal mudança em sua escola, mas sem saber usar como melhoria da aprendizagem dos estudantes. Toda ação escolar deve partir de planejamento próprio, com objetivos claros e diagnostico apropriado para não sermos vítimas de planos de estranhos. O mesmo deve acontecer com as atividades da PPS, temos que planejá-las para não sermos encantados pelos modismos de empresas inovadoras. Se o problema diagnosticado é a falta de aprendizagem que leva a altos índices de repetência, a solução não está em informatizar a secretaria, más em descobrir os problemas do ensino e da aprendizagem e encontrar meios para supera-los.
Finalmente, quando dizemos que a escola de atuação do funcionário é o ambiente central para sua PPS, não excluímos a possibilidade de atividades em outros locais. Visitas e o envolvimento em ações em outras instituições podem funcionar como choque positivo para o funcionário superar costumes ultrapassados ou assimilar novas técnicas de trabalho de forma motivada e inteligente. O que precisa ficar claro é a centralidade da PPS na escola de atuação do cursista. Uma PPS que não leve à trans-formaçao das atitudes, habilidades e valores, ou seja, das competências dos futuros técnicos em educação terá falhado em seu objetivo.
Unidade 6 – Planejamento da PPS
- Planejamento inicial, na distribuição das ofertas de cursos. Cabe a Coordenação Estadual do Profuncionário, tendo em vista todas as demandas, ordenar e distribuir a oferta dos cursos, tanto pelos IFs quanto pelas instituições estaduais. Cumpri registrar que, quanto mais os funcionários da mesma escola estiverem concentrados em polos e cursos do IF e instituições estaduais, será mais fácil organizar a PPS e sua supervisão presencial.
- Planejamento dos cursos na instituição. O IF ou instituição estadual ofertante deverá elaborar seu Plano de Curso para autorização pelo colegiado competente. No Plano de Curso deve ficar claro o formato do desenvolvimento da PPS, tanto o que cabe a instituição, quanto ao que cabe ao cursista. Os cursos são gratuitos, financiados pelo MEC e instituições demandantes. Assim, despesas com deslocamento de tutores que supervisionam a PPS e com estudantes em atividades externas devem ser previstas e distribuídas pelos órgãos financiadores. Aos próprios estudantes podem caber pequenos gastos que não comprometam seus orçamentos familiares e não pesem como causas de possível evasão. Assim como tempo-extra dos estudantes em atividades da PPS fora de seus locais de trabalho que atrapalhem seus deveres profissionais e familiares.
- Planejamento das atividades pessoais e grupais da PPS. Como já indicado, cabe ao tutor presencial, em diálogo com o cursista ou o grupo deles, planejar as atividades que irão compor as 300 horas da PPS. Facilitara a supervisão e a avaliação organizar as turmas com funcionários que trabalhem nas mesmas escolas. Outra alternativa e distribuir até 100 horas da PPS em um projeto unificado, para o que oferecemos diversas sugestões no final desta Unidade. Para o planejamento das atividades poderá ser usado as sugestões dos pratiques e as rotinas de trabalho dos estudantes. Recomenda-se que o planejamento seja feito com pelo menos 15 dias de antecedência, se possível em conversa nos encontros presenciais, ou na interação pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. Na última unidade trataremos da supervisão e da avaliação.
- Planejamento de projetos coletivos. Várias instituições estaduais e alguns IFs tem experimentado instituir projetos de PPS, geralmente de grupos de estudantes e no espaço de uma das escolas, ou ao alcance dos respectivos PPP. No entanto não deve ocupar as 300 horas, podendo significar uma renúncia diante do desafio da trans-formaçao do cotidiano do trabalho dos funcionários. E também pode ser individual, em todos os casos deve haver um planejamento com o tutor presencial, gestores e profissionais da educação que serão envolvidos. A melhor regra para escolha do objetivo e o tipo de projeto é sua relação com o PPP e com o Plano Municipal de Educação, para garantir sua continuidade.
Sugestões de Projetos
Enumeramos a seguir várias sugestões de projetos, com duração de no mínimo 50 e máximo 100 horas da PPS, de acordo com sua complexidade e do número de cursistas do grupo;
- Para todos os cursos
- Recenseamento da População Escolar
- Levantamento da demanda por curso do profuncionario do município
- Recenseamento da clientela escolar
- História do município
- História da escola (ou de mais de uma escola do bairro ou cidade)
- Partidos políticos no município e seus programas educacionais
- Oportunidades de esportes para adolescentes, jovens e adultos na cidade
- Religiões presentes na comunidade
- Deficiências físicas e mentais e suas superações na comunidade
- História do Conselho Municipal e biografia dos conselheiros atuais
- História da Secretaria de Educação e biografia dos secretários
- Ações dos conselhos ligados à educação: CME, CAE, Conselho Tutelar, Fundeb
- Como chegar a 10% do PIB em educação no município
- Para os cursos de alimentação escolar
- Horta escolar
- Central de compras da agricultura familiar
- Escola adota praça ou jardim publico
- Festival de cardápios regionais
- Da subnutrição à obesidade: o papel da escola na educação alimentar
- Pesquisa de cardápios na história da cidade
- Integração restaurantes e escolas (cidades com mais de 50 mil habitantes)
- Integração nutricionistas-técnicas em alimentação escolar
- Para os cursos de infraestrutura escolar
- Mapeando as escolas do município
- Domando o dragão do lixo ameaçador
- Pintando a cidade de verde
- Construção de quadra de esporte
- Construção de um prédio para biblioteca escolar e comunitária
- Mapeando os trajetos dos ônibus escolares no município
- Integração entre atores para a segurança na escola
- Quem ameaça a segurança do bairro?
- Dando cor aos espaços escolares
- Para os cursos de multimeios didáticos
- Jornal escolar
- Rádio comunitária escolar
- Blog da escola ou do grêmio estudantil
- Produção de vídeos, inclusive educativos
- Festival estudantil de cinema
- Festival de música
- Montagem de laboratório
- Atualização de acervo da biblioteca escolar
- Criação de estante municipal na biblioteca
- Para os cursos de secretaria escolar
- Resgate da história da escola
- Secretaria aberta
- Integração escola-câmara municipal
- Integração escola – Conselho Municipal de Educação (CME)
- Seminário dos profissionais das secretarias escolares
- Publicação de agenda escolar
- Atualização do regimento escolar
- Concurso de redação oficial
Unidade 7 – Supervisão e Avaliação da PPS
A supervisão é um ato principalmente, mas não unicamente, dos tutores a função de aprovação e de correção de rumos.
Aos coordenadores do Profuncionario cabe uma serie de providencias antes, durante e após a realização da PPS.
Antes, planejando a composição das turmas, levantando a possibilidade de projetos mais convenientes a cada escola, distribuindo as funções supervisoras entre tutores presenciais e a distância, refletindo sobre a diversidade de situações dos funcionários, como as variadas idades, as experiências de vida e de trabalho e os históricos escolares.
...