Estrutura urbana em pequenas cidades: Reflexão a cidade de José da Penha
Por: Leo Fontes • 6/11/2015 • Projeto de pesquisa • 1.324 Palavras (6 Páginas) • 687 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
Estrutura Urbana em pequenas cidades: reflexão sobre o município de José da Penha - RN
Leogilton Fontes de Queiroz Filho
Pau dos Ferros – RN
2015
Leogilton Fontes de Queiroz Filho
Estrutura Urbana em pequenas cidades: reflexão sobre o município de José da Penha - RN
Pré-projeto de Trabalho de Conclusão de Disciplina apresentado na UFERSA, Campus Pau dos Ferros como requisito básico para a conclusão disciplina de Metodologia Científica.
Professor:
Cláudio de Souza Rocha
Pau dos Ferros – RN
2015
[pic 1]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...............................................................................................4
2.JUSTIFICATIVA.............................................................................................5
3.OBJETIVOS.....................................................................................................6
3.1GERAL.............................................................................................................6
3.2ESPECÍFICOS.................................................................................................6
4.PROBLEMAS...................................................................................................6 5. METODOLOGIA...........................................................................................7
6.CRONOGRAMA..............................................................................................8
7.REFERÊNCIAS..,,...........................................................................................8
[pic 2]
- INTRODUÇÃO
Esse trabalho discorre na perspectiva da gestão e estrutura urbana em pequenas cidades tomando como uma reflexão o município de José da Penha – RN, com base temporal nos primeiros quinze anos do século XXI. A evolução econômica, social e territorial está diretamente ligada à estrutura urbana. É notório que o bem-estar dos habitantes é de suma importância para o desenvolvimento das cidades sendo dever de uma gestão urbana atingir expectativa através de projetos de urbanização no âmbito das municipalidades. O planejamento urbano e gestão participativa em uma cidade relativamente pequena são essenciais para precaver-se contra futuros problemas em sua estrutura (SOUZA, 2002).
Neste sentido, o município de José da Penha, localizado no estado brasileiro do Rio Grande do Norte, segundo estimativa do IBGE em 2010 apresentava um total de 5,865 habitantes. A prefeitura da cidade tem como obrigação atender as necessidades de seus cidadãos investindo em infraestrutura, saneamento básico, segurança e outros aspectos. O desenvolvimento urbano e a qualidade de vida em uma cidade asseguram-se pelas boas condições socioeconômicas (ZMITROWICZ e NETO 1997).
Uma pequena cidade portadora de uma gestão eficiente está propícia ao progresso, o inverso traria desavença entre seus habitantes aos governantes. O município de José da Penha, dentre os vários problemas urbanos e sociais, como falta de estrutura urbana e saneamento nas ruas, apresente no tocante as condições econômicas e de serviços, forte dependência de outras cidades. O crescimento territorial deve ser controlado de forma planejada, bem como os processos de melhorias e intervenção no tecido urbano, sempre em constante crescimento (Manuel Castells 1984).
A gestão urbana feita de modo grosseiro por desinteresse dos profissionais ou por incapacitados para tal acarreta sérios problemas como a falha na segurança, educação e saúde. A qualificação ou requalificação dos agentes ligados as gestões urbanas municipais possibilita o entendimento dos problemas, das potencialidades e vocações, assegurando o desenvolvimento.
Com efeito, este estudo, vem contribuir uma pesquisa de cunho critico e dialético no campo das gestões urbanas e infraestrutura nas pequenas cidades potiguares.
2 JUSTIFICATIVA
Ao abortar a temática relacionada com a estrutura urbana em pequenas cidades fazendo levantamentos de todas as problemáticas urbanas, idealiza conceitos para tomar como base em relações administrativas para melhorar a qualidade de vida dos habitantes.
Neste sentido, este trabalho, justifica-se pela importância que as pequenas cidades adquirem no campo do planejamento urbano e das politicas públicas urbanas direcionadas as gestões municipais comprometidas com a qualidade da vida citadina. Sobre esse aspecto, a estrutura urbana de uma cidade e sua gestão nos pequenos municípios, sobretudo no estado brasileiro do Rio Grande do Norte, corrobora com as justificativas deste estudo.
Outro ponto importante refere-se ao diagnóstico dos problemas urbanos levantados a área objeto da pesquisa tendo como objetivo prever e corrigir falhas na gestão urbana, identificar empecilhos institucionais, aprimorar a gestão municipal e possibilitar o crescimento socioeconômico, político e territorial. Com a elaboração desse projeto tem-se uma base para trabalhar o desenvolvimento ordenado do município, colocando em prática toda a teoria abordada como principal objetivo a melhoria de vida.
Por fim, este trabalho contribui ainda com o desenvolvimento de pesquisas cientificas e acadêmicas no campo da gestão urbana, planejamento e instrumentos da politica urbana nos pequenos municípios, sobretudo em nosso estado.
3 OBJETIVOS
Geral:
- Compreender as gestões urbanas e infraestrutura nos pequenos municípios, tendo como recorte o município de José da Penha – RN.
Específicos
- Identificar os principais problemas urbanos nas pequenas cidades tomando como base o município de José da Penha – RN;
- Estudar a realidade urbana do município de José da Penha identificando as fragilidades e principais conflitos na perspectiva da infraestrutura urbana;
- Contribuir com o desenvolvimento da cidade através de estudos acerca do planejamento urbano e de sua gestão.
4 PROBLEMAS
A infraestrutura no município de José da Penha no estado brasileiro do Rio Grande do Norte é falha em alguns aspectos sociais, econômicos e institucionais. A dependência de outras cidades para suprir suas necessidades é perceptível, principalmente na saúde, educação e serviços. A escassez de serviços básicos na área da saúde e a inexistência de um ensino superior afetam diretamente ao desenvolvimento da cidade. Outro fator que vem a ser um problema é a segurança pública insuficiente para atender a demanda local.
...