TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Da ética

Dissertações: Estudo Da ética. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO____________________________________________________________ 3 ÉTICA DA VIRTUDE_______________________________________________________ 4 ÉTICA DA NORMA________________________________________________________ 5 ÉTICA DA CONVIVÊNCIA_________________________________________________5 ÉTICA DETERMINISTA_____________________________________________________6

ÉTICA UTILITARISTA______________________________________________________ 8

CONCLUSÃO______________________________________________________________9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS___________________________________________10

INTRODUÇÃO

A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, os hábitos dos homens. Teria sido traduzida em latim por mos ou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Uma das possíveis definições de ética seria a de que é uma parte da filosofia (e também, pertinente às ciências sociais) que lida com a compreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual. A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores.

ÉTICA DA VIRTUDE

A Ética da Virtude possui as suas raízes na Grécia antiga, a partir do filósofo Aristóteles. É uma teoria que se foca mais no caráter do que nas ações e que está mais interessada na questão de saber quais as ações que estão corretas e quais as que estão erradas e a Ética da Virtude pensa assim sobre as diversas formas de trabalhar a referida questão. A Ética da Virtude pensa assim sobre o género de pessoa que deveremos ser, que ações deveremos tomar, quais as qualidades que tornam a vida boa e quais os vícios e qualidades negativas que devemos evitar. O núcleo deste género de ética é o “Eudaimonia”, que se poderá traduzir como “Felicidade”. É um tipo específico de felicidade que floresce a partir de um determinado género de caráter, ou seja, que deriva do facto de sermos um determinado género de pessoa. Não é assim um género de felicidade externa que sentimos devido ao fato de nos ocorrer alguma situação exterior à nossa pessoa. É algo que tem a ver com o que trazemos à vida e as atitudes que tomamos.

De acordo com Aristóteles, a virtude é uma aptidão, pois é algo que fazemos e que podemos aprender. O filósofo defende que podemos aprender a ser virtuosos ao olhar e aprendermos com outras pessoas virtuosas, ao observar os seus comportamentos e posteriormente poderemos desenvolver a aptidão da virtude, à semelhança do desenvolvimento de qualquer outra nossa caraterística. A Ética da Virtude defende que é importante não só agir de forma “correta”, mas também ter uma boa disposição, motivação e emoção em ser bom e agir de forma virtuosa. Assim, este tipo de ética não se debruça somente as ações, mas também sobre as emoções, caracteres das pessoas e hábitos morais. Entre as suas virtudes contam-se as excelências do caráter, treinadas de forma behaviorista que resultam na habituação das ações normalmente produzidas. Entre as virtudes morais contam-se a honestidade, benevolência, justiça, bondade, consciência e gratidão. Um bom conjunto de comportamentos molda a nossa personalidade durante o percurso da nossa vida e essa referida personalidade influencia de forma casual a nossa vida. Consideramos assim que ser virtuoso é uma caraterística digna de ser vivida.

ETICA DA NORMA

As normas éticas são espécies de normas culturais. Sua finalidade não é compreender ou explicar os fenômenos culturais, mas determiná-los ou controlá-los no sentido de permitirem a concretização de valores. Considerando que as normas éticas surgem em sociedades culturais, seu objetivo é especificar os comportamentos humanos permitidos, proibidos e obrigatórios, limitando as possibilidades de transformação ou de existência dos fatos àquelas que permitam a concretização dos valores sociais. Alguns comportamentos humanos podem resultar em situações indesejáveis socialmente, sendo, então, proibidos pelas normas éticas; outros comportamentos, porém, podem ser indispensáveis para a concretização dos valores sociais, tornando se, assim, obrigatórios.

Embora existam normas éticas de diversas espécies, como as normas jurídicas, religiosas, morais e de trato social, podemos considerar que ambas apresentam caracteres comuns, quais sejam: imperatividade, violabilidade e contrafaticidade.

ÉTICA DA CONVIVÊNCIA

Muita gente tem ética e nem sabe o que é, mas também muitos só falam nela, porém não a têm. Quem tem amor pelo próximo, tem ética. Devo lembrar que ter ética não é só ter boas intenções, é preciso ter boa vontade e firmeza para segui-la.

Outra coisa a ser lembrada é que ética não são só palavras, mas também ações, estas que são as que nos mostram a importância de tratar o próximo como gostaríamos de ser tratados. Reconhecer o próximo como importante é embutir lhe um valor e isso ajuda muito quando percebemos que nossos irmãos, assim como nós temos dúvidas, medos, angústias, aspirações, esperanças. E descobrirmos no outro como semelhante com potencialidades e limitações como nós. Em poucas palavras ter ética é “amar”.

Ninguém se torna ético por seguir um código, uma receita, pois a ética vem de dentro, vem do bem agir, vem do amor. Ter consciência de que amor não é um jogo, não é brincadeira, é sim muita seriedade. A ética é a síntese de todas as virtudes, aplicadas à vida prática, só tem sentido quando bem vivenciada, quando irradiada: ter amor, espalhar amor, colher amor, sentir o amor. Nada disso é ingenuidade, tolice é pensar que a vaidade e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com