Estudo Dos Alcoois
Casos: Estudo Dos Alcoois. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lednara • 10/4/2014 • 539 Palavras (3 Páginas) • 349 Visualizações
Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidrocarbonetos, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que esses podem receber. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam também na formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos. Os de constituição mais simples, denominados monossacarídeos, possuem como fórmula geral (CH2O)n, sendo o “n” o número de átomos de carbono. São, geralmente, de sabor adocicado e podem ser trioses, tetroses, pentoses, hexoses ou heptose, quando constituídas de três, quatro, cinco, seis ou sete átomos de carbono. A glicose, monossacarídeo extremamente importante para a nossa vida como fonte de energia, é uma hexose de fórmula C6H12O6. A frutose e a galactose são, também, hexoses.
Os álcoois são geralmente ácidos ligeiramente mais fracos do que a água, com valores de pKa entre 16 e 18. Os álcoois são compostos versáteis, e podem ser usados como material de partida para a preparação de uma grande variedade de compostos.Os álcoois podem ser classificados de duas maneiras:De acordo com o número de hidroxilas:· 1 hidroxila - monoálcool ou monol· 2 hidroxilas - diálcool ou diol (também chamado glicol)· 3 hidroxilas - triálcool ou triol· Várias hidroxilas - poliálcool ou poliolQuanto à posição da hidroxila:· OH em carbono primário - álcool primário· OH em carbono secundário - álcool secundário· OH em carbono terciário - álcool terciário.As moléculas dos álcoois, por possuírem o grupo polar OH, pode-se dizer, são ligadas entresi pelos mesmos tipos de forças intermoleculares que agregam as moléculas de água umas às outras- as ligações de hidrogênio. Nesses álcoois, que são líquidos incolores voláteis e de cheiro característico, o grupo OHconstitui importante porção da molécula. Com o aumento da cadeia carbônica, todavia, o grupo OHcomeça a perder importância, pois a maior parte da molécula é um hidrocarboneto. Os álcoois entãose tornam mais viscosos, menos voláteis e menos solúveis em água, até chegarmos a álcoois demassa molecular tão elevada que são sólidos e insolúveis em água. A viscosidade e a solubilidadedos álcoois em água também aumenta se o número de hidroxilas aumentar. Quanto maior o númerode grupos OH, mais intensas serão as interações intermoleculares e maior serão os pontos de fusão eebulição dos álcoois. propriedades químicasO grupo OH dos álcoois é a sua parte mais reativa, e estes compostos podem reagir de duasmaneiras: rompendo a ligação O-H ou rompendo a ligação C-OH. Neste último caso, sendo o grupoOH um péssimo abandonador, ou seja, difícil de retirar de uma molécula, geralmente utiliza-se protonar o grupamento, para facilitar a sua saída. Estudando o comportamento químico dos álcoois, pode-se conhecer muito do comportamento químico do grupo hidroxila em outros compostos.Os álcoois funcionam como substâncias anfóteras, isto é, comportam-se às vezes como ácido eàs vezes como base, ambos muito fracos. Isso vai depender principalmente da natureza do outroreagente. A acidicidade dos álcoois se deve ao fato de existir um hidrogênio ligado a um átomomuito eletronegativo, o oxigênio. O caráter ácido dos álcoois segue a seguinte ordem deintensidade: álcool primário > álcool secundário >álcool terciário.
...