Exercicio Processo
Artigo: Exercicio Processo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alba • 26/5/2013 • 262 Palavras (2 Páginas) • 788 Visualizações
Aplicação Prática Teórica
1a Questão.
Augusto demanda em face de Paulo, em razão de acidente automobilístico ocorrido com os veículos em uma importante avenida da cidade onde residem. O advogado de Augusto pretende utilizar o procedimento comum sumário, com que não concorda o cliente, insistindo pelo uso do procedimento comum ordinário, por entender ser mais seguro e porque assegura a plenitude de defesa, conforme orientou seu primo Manolo, estudante do 5º período de direito.
INDAGA-SE:
a) Está correta a posição do advogado de Augusto? Justifique.
A jurisprudência do STJ acolhe entendimento no sentido de que, inexistindo prejuízo para a parte adversa, admissível é a conversão do rito sumário para o ordinário. - Não há nulidade na adoção do rito ordinário ao invés do sumário, salvo se demonstrado prejuízo, notadamente porque o ordinário é mais amplo do que o sumário e propicia maior dilação probatória. - Não há inépcia da inicial pela adoção do rito ordinário para as ações previstas no art. 275 do Código de Processo Civil. (PESQUISA FEITA EM JUSBRASIL.COM.BR)
b) Qual a diferença entre processo e procedimento? Justifique.
• Processo é o meio o instrumento através da qual se obtém a prestação jurisdicional, o caminho formado por atos processuais que obedecem a uma regra e vão culminar em uma sentença.
• Procedimento é a maneira e forma que os atos do processo se desenvolvem.
2a Questão.
As ações previstas pela Lei de Locações – Lei 8.245/91 obedecem:
a) ao rito especial e sumário.
b) ao rito sumário.
c) às regras do CPC, pelo princípio da especialidade.
d) às regras do CPC, em caráter subsidiário, uma vez que tem procedimento especial previsto na própria lei. (X)
...