Caderno De Exercício Processo Civil
Trabalho Escolar: Caderno De Exercício Processo Civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 03742680617 • 16/3/2014 • 386 Palavras (2 Páginas) • 609 Visualizações
1a questão. O magistrado, lotado na 1ª Vara Cível da Comarca de Teresópolis, proferiu sentença condenando Júlio a pagar quantia ilíquida em favor de Vítor. Indaga-se: que procedimento deve ser adotado pelo credor para a apuração do quantum debeatur, quais as suas modalidades e qual o recurso hábil a impugnar a decisão que o aprecia?
R: 1º Liquidação de sentença.
2ºModalidade- Liquidação por arbitramento ou por artigos
Recurso – Agravo de instrumento com base no art. 475 H
2a questão. Assinale a alternativa correta a respeito da execução:
a) a sentença penal condenatória é título executivo judicial, apto a aparelhar etapa de cumprimento de sentença, antes mesmo do seu trânsito em julgado se operar.
b) a sentença arbitral é titulo executivo extrajudicial;
c) a sentença estrangeira pode ser executada no Brasil, na Justiça Federal de primeira instância, após ter sido homologada no STJ; ( art 475-N, VI e 109, X, CF)
d) nenhuma das alternativas é correta.
Alberto requer o cumprimento de sentença condenatória por quantia certa em face de Artur. Intimado o advogado do executado, este ofereceu impugnação alegando que já ocorreu a prescrição. Ouvido o impugnado apresentou resistência à postulação, demonstrando que quando requereu o cumprimento de sentença o prazo legal não tinha ainda escoado por completo.
O juiz rejeitou a impugnação. Indaga-se:
a) Qual o recurso que deve ser manejado pelo impugnante? Fundamente a resposta.
A decisão que rejeita a impugnação é considerada decisão interlocutória, e o recurso cabível é o agravo de instrumento, nos termos do art. 475-M, § 3º, do CPC.
b) Fosse acolhida a defesa, o recurso da decisão seria o mesmo? Fundamente.
A decisão final que acolhe a impugnação do devedor com a extinção da execução é considerada sentença, sendo cabível o recurso de apelação.
2 a Questão – Objetiva
A impugnação tem natureza de:
a) ação autônoma de impugnação;
b) incidente processual cognitivo na fase de efetivação do julgado;
c) processo autônomo;
d) defesa oferecida nos embargos do devedor.
Resposta: Letra B
Conforme se infere do art. 475-J, § 1º, a partir da intimação da penhora e da avaliação, o devedor dispõe do prazo de 15 (quinze) dias para oferecer impugnação. Esta não tem a mesma natureza jurídica dos embargos, que formam um processo autônomo, são autuados em apartado e suspendem automaticamente a execução, mas de um incidente processual que terá cabimento nos próprios autos, podendo ser alegadas apenas as matérias previstas no artigo 475-L.
...