TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDACAO PUBLICA

Monografias: FUNDACAO PUBLICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  5.498 Palavras (22 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Identificação da Organização Pública................................................................4à5

2.2 Contratos administrativos 6à8

2.3 Estrutura Organizacional..................................................................................8à14

2.4 Informações sobre a Organização.................................................................15à16

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................17

REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

Com esse trabalho vamos aprender a desenvolver a capacitação profissional de cada membro do grupo e aprender usá-la no dia a dia.

Optamos pelo IBGE porque é um órgão da administração pública federal responsável pela produção e pela disseminação dos dados que retratam a realidade econômica, social e geocientífica do Brasil.

A sua missão institucional pressupõe todo um processo que parte das necessidades e demandas por informações existentes na sociedade e governos, passa pela concepção e planejamento das pesquisas, pela coleta de dados em campo, seu armazenamento, a sua análise e validação, até a disseminação dos seus resultados finais para os cidadãos.

No decorrer do trabalho vamos descrever um pouco sobre a sua importância para o Brasil; estaremos identificando a organização; suas características tais como: valores, missão visão; sua Estrutura Organizacional; dentre outras informações necessárias para o diagnostico de uma empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.

2.1 Estruturas formais da organização

Principais Funções do IBGE

Objetivo básico do IBGE assegurar informações e estudos de natureza estatística, geográfica, cartográfica e demográfica necessários ao conhecimento da realidade física, econômica e social do País, visando especificamente ao planejamento econômico e social e à segurança nacional.

Valores da organização;

Áreas funcionais a organização está estruturada, citando duas funções das áreas existentes;

A de informações sociais, demográficas e econômicas: para produzir estas informações, são realizadas pesquisas como o Censo Demográfico, o Censo Agropecuário e os Índices de Preços;

A de informações geográficas: onde são feitos os mapas, os estudos de recursos naturais e de meio ambiente.

O IBGE tem atribuições ligadas às geociências e estatísticas sociais, demográficas e econômicas, o que inclui realizar censos e organizar as informações obtidas nesses censos, para suprir órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal, e para outras instituições e o público em geral.

IBGE – FUNDAÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICAS

Rio de Janeiro-RJ

Administração Indireta subordinada ao Ministério do Planejamento

Funcionários efetivos: 6.0000

Assessores: Quatro Diretorias centrais e cinco Diretorias e uma escola

DE (Diretoria Executiva), DPE (Diretoria de Pesquisas), DGC (Diretoria de Geociências), DI (Diretoria de Informática), CDDI (Centro de Documentação e Disseminação de Informações) e ENCE (Escola Nacional de Ciências Estatísticas)

Cargos Comissionados: 1.100

Histórico

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais conhecido por sua sigla IBGE, é uma fundação pública da administração federal brasileira criada em 1934 e instalada em 29 de maio de 1936 com o nome de Instituto Nacional de Estatística; seu fundador e grande incentivador foi o estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas. No ano seguinte, foi instituído o Conselho Brasileiro de Geografia, incorporado ao INE, que passou a se chamar, então Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O IBGE é uma instituição da administração pública federal, constituído na forma de fundação pública, vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Sistema de liderança predominante na organização:

Liderança hierarquizada.

A Administração do IBGE é constituída de um Presidente, nomeado pelo Presidente da República, que exercerá a direção superior da Fundação, de um Diretor Geral, de um diretor para a área técnica, de um diretor para a área de administração, de um diretor para a área de formação e aperfeiçoamento de pessoal e de órgãos de assessoramento superior.

Direito Público

A instituição a qual é objeto deste estudo é a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, fundação pública vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, instituída nos termos do Decreto-Lei nº 161, de 13 de fevereiro de 1967, com duração indeterminada, e sede e foro na Cidade do Rio de Janeiro, rege-se pela Lei nº 5.878, de 11 de maio de 1973, e pelo Estatuto aprovado pelo Decreto nº 4.740, de 13 de junho de 2003 e demais disposições que lhe sejam aplicáveis.

Licitação e Contratos

Toda instituição pública tem obrigação de zelar pelo correto uso dos recursos, especialmente quando contrata serviços ou adquire bens. Para isso, deve respeitar as regras dispostas na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a Lei das Licitações, e em outros instrumentos normativos que procuram assegurar ao órgão público a escolha da melhor proposta em termos de qualidade e preço.

Para acompanhar a situação real das licitações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com