Fichamento - Starbucks Melhorando o Atendimento ao Cliente
Por: Rodrigo Antoniolli • 29/10/2019 • Trabalho acadêmico • 626 Palavras (3 Páginas) • 259 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM
GESTÃO DE PROJETOS
Fichamento de Estudo de Caso
Rodrigo Michelon Antoniolli
Trabalho da Disciplina
Gerenciamento da qualidade
Tutor: Prof.ª Eduardo de Moura
Biblioteca da Faculdade Estácio de Sá
2019
Estudo de Caso:
Gerenciamento da qualidade
Starbucks: Melhorando o serviço ao cliente
REFERÊNCIA:
O estudo de caso apresentado aborda o tema Starbucks: Melhorando o serviço ao cliente. Texto datado de 10 de julho de 2006 – 510-P05 – Harvad Business School.
Introdução – O tema versa sobre a metodologia de gestão da qualidade dos serviços oferecidos pela Starbucks, empresa referência para o setor de bens de consumo.
A narrativa nos mostra que em um determinado momento Christine Day, vice-presidente da empresa e sua equipe, desenvolveram um plano de ação para reduzir o impacto gerado por uma pesquisa que se mostrava desfavorável quanto ao atendimento prestado e satisfação dos clientes; embora a empresa estivesse em uma tendência de alta, sendo o décimo primeiro ano consecutivo com projeção 5% maior que o último ano, a proposta era um plano de investimento de US$ 40 milhões adicionais por ano nas 4.500 lojas da empresa, visando a contratação de mão de obra, agilidade no atendimento e expectativa de satisfação dos clientes.
No texto são demonstradas desde a história da empresa e seus valores, passando pelas estratégias, colaboradores e fornecedores para enfim abordar o tema proposto.
Processos de avaliação de desempenho – Existiam vários métodos de avaliação para mensurar o nível de excelência da empresa quanto aos clientes, incluindo relatórios mensais, checklists autoaplicáveis pelos funcionários e os dois principais; foto instantânea do cliente e serviço lendário.
O primeiro consistia em um comprador anônimo visitar todas as lojas três vezes por semestres, avaliando os serviços com base nos serviços básicos, são eles: atendimento, limpeza, qualidade do produto e velocidade do atendimento.
Já o segundo, era baseado em observações do comprador secreto com relação à atributos que criavam uma experiência memorável para o cliente que o fizesse voltar com frequência e/ou contasse à um amigo.
Para Day, durante anos essas eram ferramentas satisfatórias para medições de tendências ao longo de um trimestre.
Pesquisa de mercado da Starbucks – Embora a marca ser considerada uma das mais eficazes organizações de marketing do mundo, ela não possuía um grupo de marketing estratégico e era divido em três níveis, grupo de pesquisa de mercado, desenvolvimento de novos produtos e planos promocionais trimestrais; essa estrutura organizacional, por vezes, ignorava novas tendências de mercado e de clientes.
...