Filosofia Do Direito
Trabalho Escolar: Filosofia Do Direito. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandaley • 21/8/2013 • 216 Palavras (1 Páginas) • 477 Visualizações
FILOSOFIA JURÍDICA
FERNANDA DE OLIVEIRA LEY
AULA 2
CASO 1
Os sofistas eram conhecidos como mestres da retórica, ou seja, dedicavam-se à tarefa de ensinar conhecimentos gerais, gramática e a arte de eloquência aos cidadãos candidatos à participação ativa na vida política, pois a retórica é a arte de persuadir através da palavra, a arte de falar com eloquência com o objetivo de conseguir o assentimento ou convencimento do auditório.
Deste modo, a democracia depende da retórica, visto que através do confronto de ideias e da persuação chega-se a um consenso que permite assim resolver os problemas das sociedades.
CASO 2
Os saberes dos sofistas ignoravam o «compreender» e eram quando muito técnicas do «agarrar»; com efeito, aquilo com que se preocupavam antes de mais os sofistas era manejar o discurso de forma tal que o interlocutor ficasse rapidamente convencido daquilo que o orador o queria persuadir. Note-se que este orador nunca se punha o problema de saber se o que ele dizia era verdadeiro, o essencial para ele era conseguir conquistar a adesão do outro. É por isso que, diferentemente da maiêutica de Sócrates, a retórica não se propõe conduzir o interlocutor a redescobrir a verdade que existe nele, mas que esqueceu, ela propõe-se, ao contrário, em inculcar no outro idéias utilizáveis por aquele que procura o meio eficaz de lhas impor.
...