Filosofia Do Direito - Estudando Para AV1
Exames: Filosofia Do Direito - Estudando Para AV1. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 12/11/2014 • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 769 Visualizações
O DIREITO DE MANISFESTAÇÃO POLITICA DESVELA O SENTIDO DE VONTADE GERAL DE ROUSSEAU? JUSTIFIQUE.
Sim é possível suportar a situação contraria isso é ROUSSEAU ter pensado encontra nela a realização de parte do seu ideal demarcativo. Em 1764 ele admite em seu engano na VII das cartas escritas da montanha, condenado todos os grupos que, em nomes de interesses corporativos, paralisam as atividades dos conselhos gerais genebrinos, retirando-lhe na pratica o poder soberano e transformando a republica numa oligarquia de fato.
OS EXCESSOS PRATICADOS PELAS POLITICAS COMO ORGÃO REPRESSOR DO ESTADO PODERIAM CONFIGURAR A TESE HOBBESIANADO PODER DO SOBERANO? JUSTIFIQUE.
Sim, tais princípios foram sendo aperfeiçoados ao longo dos séculos, XIX e XX impulsionados, quer em virtudes de avanços do campo da lei e da ordem jurídica, que no campo da policia no curso desse processo, o estado de direito vem cumprido papel decisivos núcleos beligerantes que caracterizavam a fragmentação do poder da idade media.
QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS FUNDAMENTAIS QUE SEPARAM AS TEORIAS POLITICAS DE HOBBEES E ROUSSEAL?
Para Thomas Hobbes,a humanidade, antes de criar a vida em sociedade, vivia em anarquia e violência. No chamado estado de natureza, onde não existia qualquer hierarquia entre os indivíduos, o Estado traria ordem e razão em meio ao caos. O contrato entre os indivíduos criou a sociedade politica, mas o estado surgiu para assegurar a lei natural, bem como para manter a harmonia entre os homens. Neste sentido, Lock é o primeiro a mencionar os poderes executivos, legislativo e judiciário como três funções essenciais do estado. Em termos de preferencia, Locke defendia a democracia como forma de governo, aceitando como boa a monarquia na qual o poder legislativo, órgão supremo do estado, fosse independente do rei.
Para Roussuau, que também partiu do principio de que houve um estado de natureza. Este, porem, não era nem o caos de Hobbes e nem apenas ordeiro e racional, como queria Locke mais do que isso, no estado de natureza os homens eram livres e felizes .Sendo o progresso da civilização, com a divisão do trabalho e da propriedade da civilização, que criaram ricos e pobres, poderosos e fracos .Assim a sociedade politica surgiu como um mal necessário ,para manter a ordem e evitar a crescimento das desigualdade. Ao criar o estado, mediante um contrato social o individuo cedeu parte de seus direitos naturais para que fosse criada uma entidade superior a todos, detentora de uma vontade geral. Ao participar das decisões tomadas pelo estado, porém o individua recupera a parcela de soberania que transferiu por força do contrato social politico.
O que é Filosofia?É um discurso teórico, crítico e fundamentado sobre o mundo, o conhecimento, a cultura e/ou ação.
Qual a utilidade da filosofia hoje? Estimular o pensamento reflexivo e pode ser uma ferramenta para encarar dilemas e dúvidas ao invés de fugir deles, e assim tomar decisões melhores.
O que é Filosofia do direito? Trata-se de um ramo da filosofia que apresenta o Direito como objeto de investigação e se estende para além da compreensão média do operador do Direito para desvendar as conexões entre Direito e Moral, Direito e política, Direito e Justiça e que escapam da visão mediada do Jurista. Busca a fundamentação do Direito.
Qual a utilidade da reflexão filosófica para o direito? Permite o conhecimento profundo do Direito, pensar o Direito. Nesse sentido, permite pensar o Direito porque o Jurista é um ser humano de senso comum e que está no horizonte de sua época.
Podemos considerar a filosofia política como estudo da "politicagem"? Justifique. Não, porque atuamos politicamente por sermos cidadãos, votamos, opinamos, recusamos algumas condutas publicas e valorizamos outras. A política é servia e portanto para todos aqueles que, além de agir na coletividade em conformidade com suas opiniões sobre a rés publica,(a coisa publica). Pretendem investigar e refletir de modo sistemático sobre a organização politica a fim de que ela possa proporcionar aos cidadãos mais felicidade, harmonia, justiça, enfim, para que eles possam bem viver.
Com base na problematização do texto acima, pesquise e, após, apresente à turma uma definição filosófica para política? A expressão pode ser usada para indicar “toda a ação politica de certas pessoas ou de certos grupos” que se desenvolver ou se funda na pratica de manejos indecentes cavilosos e desonestos, na preocupação de conseguirem posto de chefia, ou para seus chefes ou ainda apaniguados, de onde locupletem ilicitamente com dinheiro ou favores públicos.
Que tipo de liberdade, definida pelos antigos, percebemos nesta entrevista? Justifique. A Liberdade definida pelos antigos é a História da própria servidão, e ela, em seu conceito era voluntaria. Tal afirmação envolvia várias questões sobre a condição humana. Muitas respostas a essa apontam para as questões éticas, para espiração de um bem comum entre os homens. Talvez entrevendo a necessidade de uma relação íntima entre ética a busca de felicidade justiça e a politica, em seu sentido superior.
Pelo que você leu na entrevista acima e, pelos seus conhecimentos acerca da forma como a Antiguidade relacionou ética e política, pesquise e apresente em sala de aula exemplos atuais para o sentido de liberdade apontada na questão anterior. Chegou um tempo em que não era possível dizer simplesmente; obedeça os costumes antigos porque eles são costumes e são antigos. Mas era evidente que não podiam simplesmente abandonar as velhas tradições. Pois era preciso organizar a vida social, mesmos que segundo novos padrões, mas adequadas ao tipo de subjetividade que estava em formação.
Na Ética a Nicômaco, Aristóteles observou que o homem só é feliz quando alcança a ple nitude da sua essência racional. Com base em tal pensamento, a que tipo de liberdade Sandel se refere, na entrevista, ao mencionar que precisamos saber escolher. Justifique.Para Raimundo Bezerra Falcão, a Política e a Ética a Nicômaco ostentam interesse direto. Para Aristóteles, não se pode dispensar a presença do Estado, que não é uma simples associação temporária com objetivos particulares, porém uma união dotada de unicidade, visando à virtude e à felicidade geral. O ser humano, é animal político, conduzido à condição política pela natureza. A expressão animal político, em Aristóteles, equivale a animal vinculado à polis, que envolvia a totalidade da vida do cidadão. Também pode ser entendida como animal social. Por isso, não existe indivíduo sem a polis, isto é, sem a organização estatal a apoiá-lo. Para a filosofia política, os sentidos atribuídos à noção de liberdade era o cidadão que participava da vida política da cidade, aquele que tinha independência e autossuficiência (Autarkia), e através disso liberdade perante as leis e costumes, ou seja, a capacidade de participar do processo decisório de constituição da lei até chegar em um consenso. Ao mencionar que precisamos saber escolher, Sandel se refere à Proiaresis, ao debater com outros cidadãos sobre o bem comum com o objetivo de ajudar a formar decisões, estamos exercendo nossa liberdade de deliberação.
Características da Filosofia: Racionalidade, teoria, formulação de hipóteses, sistemática, não empírica, pensamento crítico.
Nascimento da Filosofia: Sec. VII e V A.C. (Grécia) – Pré socráticos são os primeiros filosófos e tinham interesse em Cosmologia (estudo do universo e da natureza). Justiça natural (natureza e/ou deuses).
Sofistas: Sec. V Ac. (Atenas) – técnica da persoasão de discursos – professores dos aristocratas – relativismo (não há valores absolutos) – Etica dinâmica (mutável)
Sócrates: Ética estática – valor principal o bem
Platão: Meritocracia (intelectual) – 3 classes: Trab. Manual (produz), Guardiãs (defendem) e Filósofos (Sábios) – Justiça: Ordem social
Aristóteles: Ética (virtudes morais e intelectuais que fundamentam a felicidade)
Proairesis: liberdade de escolha do cidadão – sabedoria prática
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