Filosofia – Heráclito X Lulu Santos
Por: ClaudiaSouza1000 • 4/12/2024 • Ensaio • 521 Palavras (3 Páginas) • 25 Visualizações
FILOSOFIA – HERÁCLITO X LULU SANTOS
Heráclito (Filósofo pré-socrático, naturalista, para ele tinha que haver uma reflexão racional sobre a natureza que permeia o homem; observação e contemplação da natureza, conhecido como Filósofo do fogo, porque tudo que entra em contato com o fogo não permanece o mesmo. Filósofo também da dialética – o calor só existe porque há frio; a morte existe porque há vida) e Lulu Santos concordam: “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia” É interessante pensar que um dos maiores filósofos gregos – que viveu no século VI a. C – e um famoso músico carioca da atualidade comungam da mesma ideia sobre o que é a realidade: é movimento, é mudança, constante transformação, usando o termo filosófico apropriado, é puro devir. Enquanto Heráclito, contemplando a natureza (phýsis), dizia “não se pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois as águas são sempre outras”, Lulu junto com Nelson Motta, meditando sobre a vida, disseram: “tudo passa, tudo sempre passará, a vida vem em ondas como o mar num indo e vindo infinito. Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo, tudo muda o tempo todo no mundo”. Realmente se prestarmos atenção em nós mesmos, por exemplo, perceberemos que a cada instante nos transformamos. Nossas células, nossas sensações, emoções e pensamentos estão em constante mutação. Como todos os seres vivos, nós somos movimento. Por isso, a imagem das águas do rio tal como a imagem das ondas do mar é ótimas para ilustrar o vir-a-ser que caracteriza a natureza e também a nossa existência. Heráclito, em seus fragmentos, também afirma que os homens se iludem e se enganam com as aparências, não escutam o Lógos (pensamento..), veem permanência onde só há transformação, mudança. Como diz a música, “não adianta fugir nem mentir pra si mesmo”, pois tudo passa, tudo sempre passará. A realidade nos escapa como a água entre os dedos. Mas, já que somos incapazes de parar o eterno fluir de todas as coisas e de nós mesmos, não será melhor aproveitar tanta vida que há lá fora e aqui dentro e viver como uma onda no mar? BULHÕES, F. Ensaios Filosóficos, Volume XIV– Dezembro/2016
[pic 1]
- Qual relação existe entre Heráclito e a letra da música do Lulu Santos?
- Qual é sua opinião crítica e fundamentada sobre o contexto abordado no texto?
- A vida é uma constante transformação? Fundamente com criticidade?
- Analisando atos e fatos cotidianos vividos e/ou observados por você, responda:
a) A sociedade (pessoas) está percebendo o movimento da natureza/vida? O que te leva a responder desta forma (justificação)?
b) “não se pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois as águas são sempre outras” – Qual o “poder” deste pensamento de Heráclito nas vivências experenciadas por nós no dia-a-dia?
c) Análise com pensamento crítico e filosófico porque as alegrias e tristezas, as estações do ano, a noite vem seguida do amanhecer.... têm influências e são tão intrínsecas e inerentes a própria existência humana. Existe ou não correlação? Fundamente?
...