Fiscalizam e auxilia na aplicação das técnicas da saúde
Por: Thalita Carelle • 4/10/2017 • Trabalho acadêmico • 446 Palavras (2 Páginas) • 98 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
Tecnólogo em Gestão de Recursos humanos
Thalita Carelle de paula - 2618520q6
Higiene e segurança do trabalho
Acidentes e doenças do trabalho
...............................................................................................................................
Guarulhos
2017
Thalita Carelle de paula
Higiene e segurança do trabalho
Acidentes e doenças do trabalho
Trabalho apresentado ao Curso Tecnólogo rm Gestão de Recursos Humanos da Faculdade ENIAC para a disciplina Higiene e Segurança do Tarabalho.
Prof. Escala Gama.
Guarulhos
2017
[pic 2]
.............................................................................................................
O setor de RH possui grande responafabilidade sobre a implantação das técnicas de administração de uma empresa , é o RH que atua diretamente com políticas que determinam as normas e os procedimentos de uma organização na empresa. Também fiscalizam e auxiliam na aplicação das técnicas da saúde ocupacional e da segurança do trabalho na empresa, assegurando a saúde física e psíquica de todos os funcionários. É uma tarefa que envolve diversas variáveis, além de uma forte legislação.
Os gestores de RH devem conhecer não só a legislação específica ligada as suas atividades laborativas mas também as implicações legais á que estão sjeitos por acidentes ou doenças provocadas pelas condições de trabalho, gozando no Capítulo V,Título II da CLT e suas Normas Regulamentadoras, expedidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Os tribunais entendem que, basta que o acidente de trabalho ocorra para que seja devida um indenização. Quando ocorre um acidente é comum surgir frases de justificativas, mas para elas existe respostas legalistas que passam pelo “Conceito de Culpa”, a outra remete ao art. 157 da CLT – “ Cumpri e fazer cumprir as normas de segurança”. Outra norma previdenciária e trabalhista, possui detalhamento para seu cumprimento como na NR-17 que trata das condições ergonômicas no ambiente ocupacional.
Manter os serviços de saúde ocupacional e de segurança do trabalho dentro da corporação, requer maior mão de obra qualificada e tempo disponível. O cuidado com estas tarefas exige muita atenção do profissional de RH, ele se torna o responsável pela questão, elaborando, implantando e fiscalizando os processos. O profissional escolhido, deve ter a visão e a organização do todo, pois tem sob seu controle as atividades da empresa, assim poderá evitar serem autuados por não realização de exames que ocasional multas.
Segundo o Ministério da Previdência Social, em um ano foraam registrados mais de 720 mil casos de acidentes e doenças do trabalho, entre os profissionais assegurados da Previdência, também foi constatada uma morte a cada 3,5 horas, motivada pelo risco decorrente dos fatores ambientais do trabalho e quase 80 acidentes e doenças do trabalho reconhecido por hora de trabalho.
Por isso os profissionais de RH são fundamentais para garantir o bem estar e qualidade de vida dos funcionários, evitando tanto a ocorrência de acidentes, sinistros e doenças laborais, devem dedicar especial atenção quanto ao cumprimento das normas legais.
...