Fundamentos Agronegócio
Por: thays regina • 7/9/2015 • Trabalho acadêmico • 314 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
Comente quais são os principais gargalos para o agronegócio brasileiro, após a produção dentro da porteira.
Os principais gargalos, é a logística dos transportes e de armazenamento. O agronegócio perde pela ineficiência do transporte, pela as modalidades ferrovia e hidrovia que são pouco exploradas, as rodovias são comprometidas, os portos brasileiros precisam de modernização, e também outro impedimento é que no Brasil existe a deficiência de armazéns principais nas propriedades, o que leva o produtor a efetuar a venda os seus produtos imediatamente, cada produto necessita de um tipo de armazenagem especifico, e a frota de caminhões tem manutenção inadequada, logo, é o que permite a perda de competitividade dos produtos , tanto pelo custo final do transporte como pela perda de produtos que ocorre durante esse transporte.
Como a noção de cadeias produtivas pode ser utilizada para melhorar o desempenho de uma empresa rural?
A noção de cadeias produtivas é fundamental para o melhoramento de uma empresa, porque permite que ela permaneça no mercado competitivo, e ajuda visualizar a concorrência e onde tem que melhorar, possibilitando que a empresa seja melhor que a outra. É possível saber as necessidade do consumidor para poder produzir.
Portanto, as cadeias produtivas é utilizada como ferramenta de descrição técnico-econômica, como metodologia da estratégia das empresa e como analise das inovações tecnológicas.
Quais as principais funções da comercialização?
As principais funções são três:
Funções de permuta: São as funções de compra e venda dos produtos, na qual tanto comprador como vendedor procura satisfazer suas necessidades, observando padrões, qualidades dos produtos, regularidade na oferta, preços competitivos e adequação das transações às normas de comercialização. Ou seja, é uma função que permite a troca.
Funções físicas: São todas as operações necessárias ao beneficiamento, embalagem correta e transporte dos produtos até as regiões de consumo.
Funções auxiliares: São as atividades que favorecem a realização da comercialização, quando a financiamento, padronização, assunção de riscos e informações ao mercado.
...