Fundamentos Filosoficos
Dissertações: Fundamentos Filosoficos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lorraynna • 25/3/2014 • 2.147 Palavras (9 Páginas) • 256 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHAGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA- CEAD
CURSO DE LINCENCIATURA EM PEDAGOGIA
PÓLO TUCURUÍ
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS NA EDUCAÇÃO
Tucuruí – PA 23 de Setembro de 2013
UNIVERSIDADE ANHAGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA- CEAD
CURSO DE LINCENCIATURA EM PEDAGOGIA
PÓLO TUCURUÍ
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS NA EDUCAÇÃO
ACADÊMICAS:
ELAINE DIAS DA SILVA RA: 8111711614
LORRAYNNA NERES ROCHA RA: 443245
MARIA DE NAZARÉ ALVES BAIA RA: 8113723353
SILVERIA DE SOUSA MOTA RA: 443049
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) de Licenciatura em Pedagogia Universidade Anhanguera – Uniderp como requisito para obtenção de nota na Disciplina de Fundamentos Filosófico da Educação
PROFESSORA Á DISTÂNCIA: Mariciane Mores Nunes
PROFESSORA PRESENCIAL: Andrea Escócio
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo explicar a importância que a filosofia exerce na sociedade, ela trata sobre o melhor método didático ou abordagem de ensino, é um mundo que se leva a imaginação ao mais louco e absurdo lugares do individuo na qual os professores tratam em na sala de aula; conteúdos que possam ser elaborados com os pensamentos do mesmo, transformando assim em um cidadão preparado para sociedade.
A filosofia pode ser definida com uma atividade intelectual, com ela o individuo procura analisar, compreender e argumentar respostas que a sociedade e a ciência na conseguem explicar. Encontramos na filosofia os seguintes elementos: problemas, questão, tese, argumentos, contra- argumentos, deputação de contos, conclusão.
Há um ponto de partida principal para filosofar que pode conduzir raciocínio a parti da ideia de que o ato de aprender está no ato de fazer, ou seja, inserir os conteúdos teóricos na prática, em todo o objeto que se deseja conhecer. A filosofia não se restringe ao campo limitado.
Cada filósofo tem seu ponto de vista, produzindo teses, teorias, sustentadas em argumentos, eles conseguem a capacidade de convencer as pessoas das suas convicções.
A um grau de dificuldade de inserir a filosofia nas disciplinas aplicadas, por devido ser um ensino que não se tem respostas claras, objetivas para o que se procura, pois tudo nela é relacionada: Será se é? De onde é?Como surgiu?
A filosofia procura enfrentar novidade oferecendo caminhos, respostas e, sobretudo, propondo novas perguntas, num diálogo permanente com a sociedade e a cultura, do qual ela faz parte.
A filosofia é considerada a “mãe da ciência” chamada de racional, representando a ciência. Com o aumento do conhecimento foram surgindo à necessidade de especialização em determinados campos problemáticos, os números, o movimento, os seres vivos e etc.; surgindo assim diversas ciências a partir da filosofia.
A Filosofia é uma forma de conhecimento produzida pela humanidade, e tem por objetivo a busca da verdade, e no mundo a verdade esta em conflito perpétuo. Então ela questiona e explica nossa existência baseada na vivência e nos anseios do ser humano.
Filosofar é nada mais que discutir os porquês e linhas que a vida segue e tentar chegar a uma melhor resposta para os fenômenos, acontecimentos e comportamento do homem. O ser humano passou por muitas transformações decorrentes, principalmente, do avanço científico e tecnológico. A grande busca pelo progresso e o modo de produção capitalista deixaram para trás valores que eram intrínsecos à vida em sociedade. A filosofia tem muitos lados e com isso dificulta seu ensino, mas ela ensina o individuo levar ao seu cotidiano, suas argumentações, criticas e defender suas ideias.
Aos onze anos eu estava muito preocupado com a filosofia sem saber; isto é, eu não sabia que era filosofia aquilo que eu pensava “frases do cantor Renato Russo” em sua música maluco beleza é genial.
A filosofia raramente sobrevive à reforma do curso e currículos escolares do ensino médio. Em maioria os filósofos, para fugir do desemprego, abraçam outras áreas do saber, deixando assim a filosofia como seu segundo plano de aperfeiçoamento.
A filosofia comanda tudo serve. Está presente em toda ação e atitude.
A filosofia tem importante participação da realidade social que envolve a docência. Mostrando a filosofia como elemento para a leitura e visão crítica da realidade, com certo grau de rebeldia e com vigor de transformação social, os estudantes mostram-se respostas que conduzem a pensar a presença da escola no conjunto da sociedade e retrata também a autoestima e dimui as ações agressivas, como citado a cima levando toda comunidade, escolar a refletir sobre o respeito e a individualidade de cada um.
Quando se estimula um dialogo em sala de aula ou no convívio da sociedade tanto a criança como o adolescente faz que ela se motive ir à busca de seus ensinamentos.
A filosofia tem diversas utilidades na formação de um individuo, inclusive na vida de uma criança, ela prepara educando ao exercício da cidadania no qual se reforça a importância de respeitar os outros, respeitar regras questão estabelecidas para um bom convívio na sociedade.
Em um aprendizado a mente não é tudo, a aprendizagem é uma questão de interdependência, inter- relacionalidade e inter- atividade ela está relacionada em um conjunto em que se expressa de forma individual.
A filosofia se manifesta ao ser humano como uma forma de entendimento que tanto propicia a compreensão de sua existência, como lhe oferece um direcionamento para sua ação, um rumo para seguir ou, ao menos, para lutar por ele. Ela estabelece um quadro organizado
...