Fundamentos Filosoficos Da Educação
Dissertações: Fundamentos Filosoficos Da Educação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tef1990 • 28/11/2013 • 2.175 Palavras (9 Páginas) • 336 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Filosóficos da Educação
INTRODUÇÃO
A filosofia é extremamente ligada ao saber humano, essa disciplina é importante na formação da consciência critica, reflexão sobre os fundamentos do conhecimento, a filosofia utiliza a razão para buscar as suas respostas excluindo os sentimentos e emoções baseiam-se no questionamento, raciocínio e reflexão visando assim uma nova visão da sociedade é o modo de buscar a verdade exercitando o pensar o relacionamento humano e a liberdade da mente em conhecer e arriscar em criar e descobrir novos conceitos.
O trabalho nos possibilita refletir sobre a sociedade na qual vivemos, estimulando-nos a sermos autores, cidadãos e responsáveis pelos movimentos sociais.Nos motiva a compreender os aspectos econômicos, culturais e políticos que são partes integrantes da vida social.
Percorremos muitas ações que nos possibilitara a percepção mais elaborada dos aspectos sociais, políticos e filosóficos, confrontando a teoria e pratica propondo a solução dos problemas e a compreenção do mundo em que vivemos. Pois a aprendizagem é adaptativa segue regras e estimula a convivência somente através do processo educacional é possível compreender as correntes filosóficas e históricas sociais.
IMPORTANCIA DA FILOSOFIA PARA A COMPREENÇÃO DO MEIO SOCIAL E SUA RELEVANCIA NO CURRICULO ESCOLAR.
O homem tem um propósito de encontrar uma explicação ao conhecimento das coisas e princípios do que existe. Ele faz uma reflexão de uma determinada maneira sobre idéias e teorias.A filosofia não se restringe nas teorias métodos, mitos, religião, artes e outros. O que temos que entender é que ela nos abre um leque de maneiras de filosofar e que o ser humano é o principal objetivo da filosofia.
Desde quando nascemos estamos cercados de conceitos e valores tradicionais, que muitas vezes não tem a capacidade de explicar costumes ou maneiras de agir.Na educação e nas escolas o ato de filosofar é muitas vezes motivo de grande discussão visto que cada um
tem o seu modo de pensar, duvidas e idéias, é na escola que aprendemos a questionar nossas vidas e ações .
Não podemos almejar somente os interesses cotidianos, não podemos nos manter inércia na vida, precisamos diariamente buscar sentido do viver.
O que se percebe dos governantes é que a filosofia na educação e nas escolas não são métodos de ensino favorável, porque a filosofia colocada em pratica incomoda, ela nos da uma visão ampla dos acontecimentos ao nosso redor o modo de ser e de agir.
A filosofia distingue-se de disciplinas como a história ou a física por apresentar poucos resultados consensuais: a maioria dos problemas centrais da filosofia continua em aberto. Não há respostas amplamente consensuais sobre se temos ou não livre-arbítrio, se Deus existe, quais são os fundamentos da ética, ou sobre a natureza da arte. Pode-se afirmar que a filosofia é uma disciplina em aberto, sem resultados substancias consensuais, é uma forma de apoucar a disciplina, de denegrir ou subalternizar. Contudo, como veremos, há razões para pensar que esta percepção resulta de cientismo. Em qualquer caso, é importante declarar desde já que o caráter da filosofia em nada diminui o seu valor cognitivo, a sua seriedade acadêmica ou escolar, ou a sua importância existencial. Ao estudante compete unicamente compreender os resultados fundamentais da sua disciplina, e eventualmente saber aplicá-los no desempenho de uma profissão associada. Este modelo de ensino á filosofia de algum modo ultrapassa a inconveniência de não poder dizer em boa-fé aos estudantes que a teoria do conhecimento de Kant é consensual, ou que as ideias de Nietzsche sobre a ética são amplamente aceitos entre os filósofos.
Filosofia é uma das disciplinas que mais se dedica à reflexão, ela deve estar ao alcance de todos os estudantes, de todos os níveis, deve estar ao alcance de todos os cidadãos, é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, e aos valores morais. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais, por outro lado, diferencia-se
das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações.
Quando a filosofia é ensinada através do dialogo, a tendência é que as crianças tornem- se mais criticas, criativas e sensíveis ao contexto em que vivem. Dessa forma, afirma-se que a escola não é apenas o espaço físico, mas um ambiente de convívio, troca de
experiência e ate mesmo, experimentação. Portanto não basta apenas implantar uma disciplina no currículo escolar é fundamental que os educadores revejam seu conceito de educação e comecem a pensar em dinâmicas apropriadas e em boas relações sócias, pois só assim as crianças também terão mais oportunidade para fazer seus próprios julgamentos, suas escolhas e a construção de novos conceitos e significados, emitindo assim suas próprias opiniões. Enfim para a implantação da filosofia será necessária a realização de diversas mudanças, melhorias nas escolas referente a uma estrutura adequada, com a contratação de professores capacitados para um maior aproveitamento dos alunos em atividades escolares, neste sentido as escolas publicas poderiam apresentar uma melhor aprendizagem.
COMO UMA SOCIEDADE PODE COMPORTAR DUAS REALIDADES TÃO DIFERENTES.
Não se pode mudar o mundo sem mudar
...