Fundamentos Psicológicos da Educação
Por: 7Adriane7 • 29/7/2015 • Resenha • 485 Palavras (2 Páginas) • 591 Visualizações
MINITÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA À DISTÂNCIA
PROFESSORA ROSÁRIA ILGENFRITZ SPEROTTO
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS
DA EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos Psicológicos da Educação, pela acadêmica, do Curso de Licenciatura em Matemática à Distância, da UFPel como requisito de avaliação para o 1° semestre de 2007.
Jaguarão, 09 de maio de 2007
Características das principais Escolas e suas contribuições
Neste capítulo IV, a autora Nícia L. D. da Silveira, fala um pouco sobre a evolução da Psicologia através das cinco principais Escolas Psicológicas e também cita alguns autores que se destacaram em tais escolas.
A primeira escola citada, não poderia ser diferente, foi o Estruturalismo, fundado por Wilhelm Wundt, que tornou a psicologia uma ciência independente. Ela estudava os elementos da consciência, as sensações, através da introspecção. Mas esta escola tinha algumas limitações, pois excluía a psicologia animal e infantil.
O Funcionalismo, segunda escola citada, teve início com William James e substituiu o Estruturalismo na evolução da Psicologia, seu principal interesse é a função do comportamento da consciência na sua adaptação ao meio. O ambiente é um dos fatores mais importantes no desenvolvimento para esta escola.
A terceira escola citada pela autora é o behaviorismo, fundada por James Broadus Watson, que defendia que o objeto da psicologia é o comportamento, que é observável e pode ser medido e evidenciado e não a consciência, como estava anteriormente definido. Usando como método o condicionamento, contribuiu para o processo educacional, a psicologia animal e clínica.
A Gestalt (psicologia da forma), quarta escola citada, teve como líderes Max Wertheimer, Kurt Kofka e Wolfgang Köhler, seu objeto de estudo era a percepção globalizada, através dos métodos da observação e experimentação. Sua principal contribuição ocorreu na área da aprendizagem e processos cognitivos levando a mudanças na metodologia de ensino de algumas disciplinas, baseado no seu postulado mais importante: o todo é maior do que a soma das suas partes. Segundo ele a aprendizagem sempre ocorre do todo para as partes e nunca a contrário.
A quinta e última escola citada no capítulo foi a Psicanálise, criada por Sigmund Freud, um médico interessado em encontrar um tratamento efetivo para pacientes com sintomas neuróticos e histéricos. O objeto de estudo desta escola são os fenômenos da consciência/inconsciente e da personalidade normal e patológica, utilizando como métodos a livre associação, a análise dos sonhos e atos falhos. Sua contribuição está presente nas diferentes áreas da psicologia e os psicanalistas de hoje utilizam os métodos criado por Freud, em suas terapias, considerando-o atual e eficiente.
Neste capítulo podemos conhecer as principais escolas que contribuíram para a evolução da psicologia e o foco de estudo de cada uma delas, o que as torna diferentes em algum ou vários pontos. Podemos perceber também que uma escola surge normalmente contrapondo-se ou complementando uma escola anterior.
Além de nos mostrar a importância do estudo da psicologia, já que esta nos permite compreender melhor o homem, seu objeto de estudo, em seu desenvolvimento e aprendizagem.
...