TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos básicos

Por:   •  17/7/2017  •  Resenha  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 5

– Cooperativa Educacional

[pic 1]

Fundamentos básicos do futsal

Caetité

Maio/ 2017

Futsal

Fundamentos técnicos: é uma série de posicionamentos e movimentações características de algum esporte, Cada esporte tem seus fundamentos. Os do futsal são: condução, passe, chute, drible ou finta, recepção, cabeceio e domínios.

Condução: esse fundamento consiste em correr pela quadra tendo a bola sob domínio. Ode ser executado em:

Linha reta (Isadora) mudado de direção em zig zag. (Aline) com os pés, pode ser feito com a parte interna ou externa do pé (thamires). Nesse fundamento é importante deixar a bola o mais perto possível do condutor, para que seja mais difícil para o adversário conseguir tomar a bola. Alem disso, quando a bola esta perto dos pés, conforme se avança pela quadra e os marcadores chegam, a mudança de direção com a bola pode ser feita mais rapidamente para a execução do drible.

Chute. É o ato de golpear a bola, desviando ou dando trajetória a mesma estando ela parada ou em movimento.

  1. Chute Simples: Esse chute é batido com a parte interna ou dorso do pé. Com ele há mais probabilidade de conseguir que esse fundamento seja bem executado; (Ester)
  2. Chute de bate pronto: É aquele realizado imediatamente no momento em que a bola toca o chão; ( Duda)
  3. Chute de voleio; (Pedro Henrique)
  4. Chute com a bola no ar;
  5. Chute de Bico: Costuma ser o chute mais fácil e realizado com a ponta do pé. Ele não costuma ser muito preciso pelo pouco espaço de contato;
  6. Chute por Cobertura: Com o pé por baixo da bola é possível fazer com que ela ganhe altura.

Drible ou finta. É o ato que o jogador, estando ou não em posse da bola, tenta ludibriar o seu adversário.

O drible, de acordo com a sua origem inglesa (dribbling), seria a progressão com a bola. Entretanto, no cotidiano do futebol, o drible é entendido como a forma de ludibriar o adversário. O termo correto para a ação de desvencilhar-se de um adversário seria finta, mas, como a palavra drible tornou-se muito utilizada neste sentido, consideraremos os dois como sinônimos.

  • Drible da vaca - Também conhecido como meia-lua. É um drible onde o jogador de frente para o oponente, toca ou chuta a bola para um lado, e corre para o lado oposto, buscando a bola novamente[1][2]. O mais famoso drible da vaca da história foi o "Drible do Pelé", executado na Copa do Mundo de 1970. (Camilly)
  • Chapéu - Também conhecido como lençol. É quando o jogador joga a bola por cima da cabeça do marcador e corre pelo lado em busca da bola.  (Isadora)
  • Pedalada - É quando o jogador, indo em direção ao seu marcador, passa diversas vezes o pé sobre a bola, com o intuito de enganar o adversário em relação ao lado para onde ele prosseguirá com a jogada. Ficou famoso por causa do jogador brasileiro Robinho,  mais não foi ele o inventor da pedalada. (Ester)
  • Caneta - Também conhecido como "rolinho", "ovinho", "janelinha" ou "sainha", este drible é quando o jogador esta marcando o outro frente a frente e um deles rola a bola por debaixo das pernas do outro e corre pelo outro lado para buscar a bola. (Duda)
  • Elástico - É quando o jogador, parado na frente de quem o está marcando, toca duas vezes com o mesmo pé na bola, mudando o movimento dela, enganando assim o adversário. Este drible foi inventado por Rivellino. (Pedro Henrique)
  • Lambreta - Muito popular como um drible difícil de fazer. Lambreta é o ato de puxar a bola com um calcanhar e levantá-la com o outro calcanhar a ponto de fazer a bola passar por cima do oponente e dominá-la do outro lado, dando sequência à partida. Esse drible também é conhecido como "carretilha". (Aline)
  • Corte - É um drible popular, em que o jogador corre com a bola e a puxa para outra direção, fazendo com que o adversário caia no chão. (Camilly)
  • Drible do chinelo - É um drible que o jogador dá de letra, mas não com muita força que pega com o outro pé mudando o sentido da bola confundindo o adversário. (Isadora)
  • Drible do parafuso - É quando o jogador bate de calcanhar na bola, gira e dá mais um toque nela. Assim mudando a direção da bola e enganando o adversário. (Aline)
  • Drible da foca - Inventado pelo meio-campista Kerlon, o drible consiste em fazer embaixadinhas, só que com a cabeça. ( Ester)
  • Roleta / 360 - conhecido também como "Roulette do Zidane" ou "Roleta marselhesa", consiste em parar a bola com o pé e bater com o outro de calcanhar. ( Duda)
  • Remate de letra falso- O drible consiste em um falso chute de letra passando-se o pé por cima da bola. . ( Pedro Henrique)
  • Elástico de letra- É quando o jogador puxa a bola para o lado e em seguida toca rapidamente para o outro lado, enganando o oponente. (Camilly)

Recepção. Se o aluno não consegue Ter a posse da bola quando tenta interromper a trajetória da mesma, dizemos que houve uma má recepção. Este mesmo fundamento aparece na literatura como os seguintes sinônimos: abafamento, amortecimento, travar ou dominar a bola.

Lembre-se que, cotidianamente, o domínio de bola é entendido como recepção. Entretanto, consideramos que o domínio ou controle da bola expressam um nível de referencia quanto ao “desenvolvimento” das capacidades coordenativas de condução e adaptação do movimento, sendo que o domínio pode manifestar-se com mais evidencia na técnicas de condução, recepção e drible.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com