Fundamentos de Operações de Logísticas
Por: deboracsantos45 • 8/4/2022 • Trabalho acadêmico • 417 Palavras (2 Páginas) • 151 Visualizações
Aluna: Débora de Oliveira Carvalho Santos
Turma: T8
Disciplina: Fundamentos de Operações de Logísticas
Professor: Gustavo
Data: 17/02/2022
Atividade: Questão Central
A empresa da qual irei falar é uma Boutique de uma cliente da loja onde trabalhei por 6 anos como gerente.
Na época da pandemia muitos lojistas precisaram se reinventar se quisessem continuar no mercado, e foi isso que a cliente Liza fez.
Em sua Boutique, Liza sempre atendeu um público feminino muito selecionado, como ela diz, ela atende o público mais elitizado de Vila Velha – Es, e com a pandemia muitas de suas clientes começaram a não vir como de costume e isso fez com que, Liza, ao invés de se desesperar, decidiu inovar!
A Boutique começou a trabalhar com um processo inovador e muito interessante.
Contratou 01 motoboy e com suas duas vendedoras começaram a fazer uma “caixinha look” e entregar na casa de suas clientes, dentro dessa ‘caixinha” continha 01 look completo (saia, blusa, ou calça...) e junto, mandava também acessórios, bolsas e sapatos para compor o look. A cliente não era obrigada a ficar, caso não gostasse, e, após 02 dias o motoboy voltava para retirar.
Essa ideia deu tão certo que a Boutique precisou contratar mais colaboradores para conseguir dar conta da demanda, e para poder ter uma logística que atendesse seus clientes de uma forma rápida e com um atendimento de excelente qualidade. Hoje, com 19 colaboradores, entre consultora de modas, vendedoras, estoquistas e motoboys, a Boutique ampliou seus negócios e inovou ainda mais o seu processo de atendimento ao seu público.
A cliente manda pelo Whatsapp suas medias e para qual ocasião irá precisar do look, na sequência seus dados é passado para uma consultora de modas onde ela terá ideias de looks, o estoquista separa os looks, e as vendedoras conferem e colocam na caixa e o motoboy faz a entrega. Atendimento personalizado, rapidez na entrega, gratuidade no transporte e o conforto de provar sem sair da sua casa, e devolve caso não goste.
A Boutique tem telefone só para as clientes mandarem sugestões e reclamações.
Liza vem para São Paulo á cada 15 dias para comprar novidades que ela mesma faz questão de olhar peça por peça para não correr o risco de vender produto que não tenha uma qualidade que a Boutique esta acostumada a fornecer á seus clientes.
No caso da Liza, ela teve uma efetividade muito boa, uma logística que se preocupa desde a separação do produto até a entrega na casa do cliente fazendo com que sua Boutique tenha um diferencial, assim, se destacando das demais.
...