Física no Ensino Médio (PERGUNTAS)
Por: tonylopes00 • 5/10/2017 • Trabalho acadêmico • 679 Palavras (3 Páginas) • 160 Visualizações
Aluno: Antonio Lopes.
Física no ensino médio
Introdução
O grande objetivo da pesquisa é saber os problemas do ensino de física no ensino médio, concluir soluções, obter argumentos para que tenhamos bases lógicas de como agir em situações adversas como as citadas neste relatório e entendermos melhor todo o conceito das dificuldades no ensino da física.
Foram feitas perguntas a alguns professores com o objetivo citado a cima, essas perguntas fazem com que aprofundemos o assunto e que os professores compartilhem essas experiências com futuros profissionais da educação, com a intenção de abstrair esses problemas e prever soluções rápidas e precisas para eles.
Bibliografia
Como sabemos existem muitos problemas na educação brasileira, em todas as matérias. A ciência exata é muito criticada e por seu jeito preciso e sem exceções causa um certo repúdio de uma grande parte dos estudantes, então concluímos que a ciências exatas é uma das ciências mais odiadas quando falamos em ensino médio, com toda a sua complexidade e aplicação causa espanto a certos alunos que não estão aptos a essa ciência bastante exata.
Já que somos do curso de física resolvemos nos dedicar a estudar esse conceito de exatas no ensino médio no foco com a física, resolvemos perguntar e saber experiências de profissionais da educação em física para entender se existe dificuldades na física e quais são elas, e tudo que ela traz aos alunos do ensino médio
Perguntas:
- Existe dificuldades para os alunos entenderem o conceito físico nos assuntos?
Resposta: Sim, muito por sinal, a maioria dos alunos estão preocupados em decorar as equações físicas com um objetivo de apenas passar no vestibular e aplicar essas equações as provas, então eu percebo que não existe nenhuma preocupação de entender a física de cada assunto ou de cada questão.
- Professor, existe o interesse de aprofundamento físico pela parte dos alunos?
Resposta: Sim. Pouco alunos me procuram para ir além da aula dada por mim, numa sala de 40 alunos apenas 1 ou 2 vão pesquisar e falam comigo para entender os conceitos físicos dos assuntos.
- Porque a maioria dos alunos não querem entender a física das coisas?
Porque não procuram se aprofundar mesmo, não querem saber o porquê, acham chato, entediante, jugam a física sem antes procurar entender.
- O senhor tem dificuldades em dar aula de física?
Sim, existe, o preconceito das matérias exatas é muito visíveis, antes mesmo de entender os alunos já jugam como chato e que não é necessário para sua vida, o que é um absurdo, então fica complicado obter uma intimidade aluno – professor.
- O acha que a maioria dos alunos não sabe o que é física?
Sim. Grande parte dos alunos não sabem o que é física, a física está no dia-a-dia dele e ele mal sabe disso.
- O que o senhor acha que poderia ser feito para mudar tudo isto?
Primeiramente o que deveria ser feito seria mudar o sistema brasileiro de educação que é bastante falho, não existe tempo suficiente para entender os verdadeiros conceitos da física no ensino médio, existe também uma alienação para as ciências exatas que é perceptível, a dificuldade que eu vejo é apena por interesse, não por falta de conteúdo, é apenas por um pré-julgamento sem sentido que atrapalha no aprofundamento e entendimento nas ciências exatas. Na minha opinião isso só seria mudado se toda essa ideologia do estudo fosse mudada, toda essa alienação e preconceito nas exatas fosse mudado, que todos os profissionais da área exatas não tivesse pressão para mostrar um assunto de vestibular e tivesse tempo de mostrar como a física funciona no dia-a-dia, como o mundo funciona, como o universo funciona, como as coisas anos atrás foram inventadas. É uma pena que apenas no ensino superior isso seja possível.
...