Gestao De Redes Publicas De Cooperaçao
Exames: Gestao De Redes Publicas De Cooperaçao. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilahcruz • 30/12/2013 • 639 Palavras (3 Páginas) • 528 Visualizações
Cooperação é a colaboração entre organizações ou indivíduos com um único objetivo, utilizando meios semelhantes para atingi-los. Conforme o Dicionário Aurélio cooperar é operar; trabalhar em comum; colaborar; cooperar para o bem público; cooperar para o trabalho em equipe.
A cooperação surgiu da necessidade de se solucionar problemas e tornou-se mais fácil encontrar respostas para os devidos questionamentos trabalhando em grupo.
Competição é a interação de indivíduos que disputam algo, culminando num processo seletivo, favorecendo as formas mais bem adaptadas. É o ato ou efeito de competir; busca simultânea por dois ou mais indivíduos, de uma vantagem, uma vitória, um prêmio, etc.
A competição visa o trabalho individual. Acredita-se que existam meios e projetos individuais.
Como podemos observar, cooperação e competição são termos opostos. Mas que caminham juntos.
Para Brotto (1999), cooperação e competição originam de um mesmo feixe, não se contrastam, mas se completam.
Entre as redes, a cooperação é necessária para troca de informações, influências e aprendizado profissional. Porém, a competição entre elas é inevitável, principalmente em relação à hierarquia e distribuição de recursos. Este último pode ser verificado entre os setores: educação, saúde, segurança, assistência social, etc.
Para que a rede funcione corretamente, é necessário que haja mais cooperação do que competição.
São três os principais pontos no que diz respeito aos termos cooperação/competição:
• Podem acontecer não só entre Estado e União, mas nos mais variados campos.
• Os envolvidos nas redes podem colaborar na resolução de problemas e competirem por recursos e autonomia.
• As redes podem cooperar na aplicação de políticas públicas e competirem em relação a outras.
Como exemplo de cooperação e competição, podemos citar a descentralização do Sistema Único de Saúde (SUS). Comissões de representantes do governo na saúde estabeleceram acordos cooperativos para que esse processo acontecesse.
A responsabilidade pela saúde nesse caso é do município. Porém, ela deve ser compartilhada com o Estado e a União. As competências devem ser bem definidas e precisam ponderar a competição entre sistemas e orientar processos de cooperação.
Outro exemplo que podemos observar é a questão da unificação das polícias brasileiras. Há um desejo por parte do governo em integrar Polícias Federal, Rodoviária, Militar e Civil, para assim aperfeiçoar o trabalho das mesmas e iniciar as redes de cooperação. Essa foi a solução encontrada para solucionar problemas encontrados. Entretanto, há conflitos internos, resultando em competição.
Existem experiências de colaboração entre redes em que a competição não é o principal objetivo. No Rio Grande do Sul, 496 municípios contam com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para qualificar as administrações. Esses municípios reivindicaram do governo estadual, um espaço de negociação, e foi criado o Grupo de Assessoramento, que reúne representantes
...