Gestao Publica
Pesquisas Acadêmicas: Gestao Publica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: suzzanna • 11/4/2014 • 340 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
Estabeleça a diferença entre Planejamento Estratégico Situacional e Planejamento Tradicional. Aponte as características principais de cada um. (2,0 pontos).
Planejamento é uma ferramenta administrativa, que nos dá condições de perceber uma dada realidade, avaliar caminhos e construir um futuro. Permite-nos também reavaliar um determinado processo. É o lado racional da ação. Organiza ações, antecipando resultados esperados. É o calculo que precede e preside a ação.
O Planejamento Tradicional acredita controlar a realidade. É uma ferramenta que apresenta-se hoje desprestigiada por ser identificada como autoritária, tradicional, tecnocrática e determinista. Seu desprestigio deve-se a sua impotência para lidar com a complexidade da realidade social, porque foi concebido com princípios deterministas e de operar em uma realidade complexa e cheia de incerteza. O Planejamento Tradicional trabalha em uma perspectiva, onde o planejamento é definido como mecanismo por meio do qual se obteria o controle dos fatores e das variáveis que interferem no alcance dos objetivos e resultados almejados. Desta forma assume um caráter determinista em que o objetivo do plano, a realidade, é tomada de forma estática, passiva, pois, em tese, tende a se submeter às mudanças planejadas. Nele repousa a capacidade de predição.
O Planejamento Estratégico Situacional surge contrapondo o Planejamento Tradicional. Matus define o Planejamento Estratégico Situacional como uma teoria de Planejamento Estratégico Público, onde seus temas são os problemas públicos e é também aplicável a qualquer órgão cujo centro do jogo não seja exclusivamente o mercado, mas o jogo político, econômico e social. É um calculo que precede e preside a ação para criar o futuro, não para predizê-lo, mas para aumentar a limitada capacidade de previsão. Enquanto o Planejamento Tradicional acredita poder controlar a realidade, o Planejamento Estratégico Situacional pretende apenas influir na realidade.
Planejamento Tradicional:
Determinista (predições “certas”)
Objetivista (diagnóstico)
Predições Únicas
Plano por setores
Certeza
Cálculo técnico
Os sujeitos são agentes
Sistema fechado (metas únicas)
Teoria do controle de um sistema
Planejamento Estratégico Situacional
Indeterminista (previsões incertas)
Subjetivista (apreciação situacional)
Várias apostas em cenários
Plano por problemas
Incerteza e surpresas
Cálculo tecnopolítico
Os sujeitos são atores
Sistema aberto (várias possibilidades)
Teoria de participação em um jogo
...