Gestão De Cooperativas
Ensaios: Gestão De Cooperativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessicaalecio • 12/10/2014 • 621 Palavras (3 Páginas) • 265 Visualizações
GESTÃO DE COOPERATIVAS: Origem, Doutrina e Evolução do Cooperativismo.
PERGUNTAS:
1. O que é o cooperativismo?
2. O que é uma cooperativa e quem pode cria-la?
3. Cite e comente sobre os princípios Pioneiros de Rochdale, que reagem as cooperativas e contituem a base filosófica do movimento cooperativo.
4. Onde surgiu o cooperativismo e quais os países pioneiros no ramos de cooperativas?
5. Como o cooperativismo evoluiu na Itália?
6. Comente sobre os tipos de Cooperativas.
7. Defina quais as características das cooperativas no Brasil e qual, ou quais as leis que as regulamentam.
8. Cite três cooperativas no estado de Alagoas.
RESPOSTAS:
1. Cooperativismo é o fundamento que indica a colaboração e a associação de pessoas ou grupos que possuem os mesmos interesses, com o objetivo de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas.
2. Cooperativas são associações de pessoas com interesses semelhantes, economicamente organizadas de forma democrática, isto é, contan¬do com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos. Para criar uma cooperativa, inicialmente deve-se determinar seus objetivos e escolher uma comissão e um coordenador dos trabalhos que irão ser desenvolvidos.
3. O s princípios são:
• Adesão livre e voluntária: cooperativas são organizações voluntárias abertas a todas as pessoas aptas a usar seus serviços e dispostas a aceitar as responsabilidades de sócios, sem discriminação.
• 2. Controle democrático pelos sócios: as cooperativas são organizações democráticas controladas por seus sócios, no estabelecimento de suas políticas e na tomada de decisões. Há uma votação para eleger as pessoas que irão representar tal organização. Nas cooperativas singulares os sócios tem igualdade na votação.
• 3. Participação econômica dos sócios: os sócios contribuem de forma direta e controlam o capital de suas cooperativas. Parte desse capital é propriedade comum das cooperativas.
• 4. Autonomia e independência: as Cooperativas são organizações autônomas para ajuda mútua controladas por seus membros. Entretanto, em acordo operacional com outras entidades inclusive governamentais, ou recebendo capital de origem externa, elas devem fazê-lo em termos que preservem o seu controle democrático pelos sócios e mantenham sua autonomia.
• 5. Educação, treinamento e informação: as cooperativas proporcionam educação e treinamento para os sócios de modo a contribuir efetivamente para o seu desenvolvimento. Eles deverão informar o público em geral, particularmente os jovens e os líderes formadores de opinião, sobre a natureza e os benefícios da cooperação.
• 6. Cooperação entre cooperativas: as cooperativas atendem seus sócios mais efetivamente e fortalecem o movimento cooperativo trabalhando juntas através de estruturas locais, nacionais, regionais e internacionais.
• 7.
...