Guarda Bandeira
Ensaios: Guarda Bandeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabyblima • 9/3/2015 • 6.901 Palavras (28 Páginas) • 4.187 Visualizações
GUARDA BANDEIRA
Da condução da Bandeira Nacional pela tropa.
A Bandeira Nacional sera conduzida nas formaturas, desfiles e quando em ordem de marcha, para visitas ou inspeções por OBM de tropa de valor Companhia Independente ou Batalhão.
Nas unidades de tropa de valor abaixo de Companhia Independente, a Bandeira Nacional so sera usada para guarda funebre e passagem de comando.
Em situações especiais como de passagem de comando e nas solenidades de formaturas, ambas em recinto coberto, a Bandeira Nacional pode~ra ser conduzida apenas pelo porta bandeira sem sua guarda.
DA CONSTITUIÇÃO DA GUARDA BANDEIRA.
A guarda bandeira e constituida pelo(s) porta bandeira(s) , pelo(s) porta estandarte(s), e por no minimo 5 guardas.
Guarda Bandeira.
O porta bandeira da Bandeira Nacional devera ser oficial ou aspirante a oficial.
As praças componentes da guarda bandeira devem ser selecionadas entre as mais distintas da unidade, procurando se harmonizar a guarda bandeira a estatura dos porta bandeiras.
Nas formaturas e desfiles de tropas motorizadas ou mecanizadas, a quantidade de guarda poderá ser reduzida, adaptando-se as características da viatura que conduz a guarda bandeira.
Guarda Bandeira em viatura.
O ARMAMENTO
Os oficiais formam e desfilam de espada, e os demais integrantes da guarda bandeira forma e desfilam de fuzil com baioneta armada.
Os movimentos de ordem unida desses armamentos deverão seguir o descrito no Manual de Ordem Unida do Exercito. (C 22 – 5).
O UNIFORME
O uniforme utilizado pela guarda bandeira, em Principio, será o mesmo determinado para a tropa na qual vai incorporar, geralmente o 4° A.
A critério do Comando Geral, no uso de uniforme 4°A, a guarda bandeira poderá utilizar o capacete quebra telha.
Nas passagens de comando ou em formaturas, ambas em recinto coberto, o porta bandeira isolado poderá usar uniforme distinto da tropa.
ORDEM UNIDA
O oficial mais antigo da guarda bandeira comanda a execução da ordem unida desta fração enquanto não estiver incorporada na tropa.
A guarda bandeira, quando incorporada a uma tropa, executa os movimentos de sentido, descansar, ombro arma, descansar arma e ordinário marche, determinados pelo comandante da tropa.
Apenas o porta bandeira e os porta estandartes (se houver) executam o movimento de apresentar arma.
A Bandeira Nacional sempre será desfraldada na posição vertical quando a tropa apresentar arma, e em marche, quando olhar a direita.
Nas passagens de comando em recinto coberto, a Bandeira Nacional não será desfraldada.
Nas solenidades de formatura em recinto coberto, a Bandeira Nacional será desfraldada somente de a altura permitir.
Em momento algum as praças da guarda bandeira armadas com fuzil executam os movimentos de cruzar arma e apresentar arma.
As voltas e conversões serão executadas sob o comando do oficial mais antigo da guarda bandeira sempre que tiver de mudar de direção, mesmo se já incorporada.
Por ocasião dos deslocamentos da guarda bandeira, do porta bandeira e dos porta estandarte isolados, estes deverão executar os mesmos movimentos previstos para a tropa.
Nas mudanças de direção deverão iniciar marcando passo, para em seguida realizar a direção direita ou esquerda, não devendo existir altos ou qualquer outra evolução.
Deve ser executado o menor numero de conversões no cumprimento da cerimonia prevista para a solenidade que participa.
O deslocamento do porta bandeira, quando isolado, devera ser acompanhado de acordes ou canção, (em principio Fibra de Heróis), em baixo volume e a cadencia destacada por caixa ou tarol.
Incorporada ou não, a guarda bandeira entoa junto com a tropa os hinos e canções executados.
Quando a guarda bandeira estiver no passo sem cadencia, os porta bandeiras e porta estandarte conduzem a bandeira e o estandarte na posição de ombro arma, e os guardas conduzem os fuzis na posição arma na mão.
A Bandeira Nacional não respondem as continências individuais que fazem os militares.
As posições de manejo da Bandeira do Amazonas e do Estandarte do CBMAM são os mesmos da Bandeira Nacional, salvo o desfraldar.
Todos os movimentos são executados com marcialidade e, quando nos deslocamentos a pé, a cada vez que o pé tocar o solo.
As posições de manejo da Bandeira Nacional, Estadual e Estandarte são os seguintes∶
Descansar∶ a bandeira e conservada ao lado direito do corpo do porta bandeira, com o conto no solo, ao lado do pé direito, a mão direita a altura do ombro, segurando a haste na vertical, com a borda superior da bandeira segura pelo polegar da mão direita.
Descansar.
Sentido∶ a bandeira e conservada na mesma situação de descansar, inclusive no que se refere a empunhadura da bandeira e da haste, e o militar estará com os calcanhares unidos.
Sentido.
Ombro arma∶ o porta bandeira, que estará na posição de sentido, executara o ombro arma realizando os movimentos a seguir descritos, tendo ao termino o pano seguro na altura do peito e naturalmente caído ao lado, recobrindo o braço, deixando em destaque a esfera celeste azul da Bandeira Nacional.
1° movimento∶ o porta bandeira eleva vivamente a mão esquerda abaixo da mão direita, empunhando a haste junto com a borda superior da Bandeira.
2° movimento∶ a seguir leva-se a bandeira ao ombro com as duas mãos, projetando o cotovelo esquerdo, mantendo para e ao solo.
3° movimento∶ a mão direita empunha a haste abaixo da mão esquerda.
4°
...