História de Seguros no Brasil
Resenha: História de Seguros no Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rhome • 20/5/2014 • Resenha • 243 Palavras (1 Páginas) • 273 Visualizações
A história do seguro no Brasil começou em 1791, além do seguro também a previdência, alinhando-se entre as mais antigas das atividades regulamentadas no Brasil, sendo iniciadas ainda no século XVI com os jesuítas. Mas ainda não era tão explorada. Porém com a abertura dos portos em 1808, iniciou-se a exploração de seguros marítimos, através da “Companhia de Seguros Boa Fé”, na Bahia, a seguradora pioneira do Brasil. Após esse iniciou, novas seguradoras vieram pro Brasil, e a mesma legislação fiscalizada entre as nacionais, também era-se aplicadas as estrangeiras. Em 1966, a SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, ficou responsável por toda essa fiscalização, assim como a responsabilidade de padronizar serviços de seguro.
b) Seguro: definição e características gerais;
A definição, simplificada, de seguro é: todo contrato pelo qual uma das partes, no caso o segurador, se obriga a indenizar o segurado em caso de alguma ocorrência de determinados acontecimentos, indenizando-o com um prêmio, intitulado, “Prêmio de Seguro”.
As características dos seguros são três: Previdência, Incerteza e Mutualismo; a previdência, corresponde a proteção de algum dano e perda que possa afetar, no futuro, as pessoas ou um bem determinado; a incerteza, corresponde a proteção em cima de duas perguntas: “se vai acontecer” e “quando vai acontecer”, o risco pelo qual busca a proteção; e o mutualismo, corresponde a um grupo de pessoas, com o mesmo interesse segurável que concorrem para formarem uma massa econômica com a finalidade de suprir necessidades eventuais de um do integrantes desse grupo.
...