IDEB - UMA FERRAMENTA EFICAZ PARA UMA GESTÃO DE QUALIDADE
Casos: IDEB - UMA FERRAMENTA EFICAZ PARA UMA GESTÃO DE QUALIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: davidjmartins • 10/5/2014 • 1.831 Palavras (8 Páginas) • 435 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
MARIA CECÍLIA FERREIRA DE FREITAS
IDEB – UMA FERRAMENTA EFICAZ PARA UMA GESTÃO DE QUALIDADE
Uberlândia-MG
2013
MARIA CECÍLIA FERREIRA DE FREITAS
IDEB – UMA FERRAMENTA EFICAZ PARA UMA GESTÃO DE QUALIDADE
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Políticas Públicas na Educação Básica; Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação; Metodologia da Pesquisa Científica; Fundamentos da Gestão Educacional; Seminário III.
Profs. Cyntia Simione França, Melina klauss, Okçana Battini, Vilze Vidotti, Samira Kfouri.
Tutora eletrônica: Marcia Cristina Scarpim Camargo.
Tutor(a) de sala: Sandra Raquel Ruffatto.
Uberlândia-MG
2013
1-Introdução
O IDEB é o indicador nacional que afere a qualidade da educação, considerando indicadores de fluxo escolar (reprovação e aprovação) que possibilita a análise da qualidade da educação em uma escola e nas diversas redes de ensino e as médias de desempenho nas avaliações nacionais (Saeb) Sistema de Avaliação da Educação Básica e Prova Brasil.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importante para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações, possibilitando um mapeamento detalhado da educação brasileira, com dados por escolas, municípios e estados, além de identificar quem são os que mais precisam de investimentos e cobrar resultados; favorecendo políticas públicas em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a Educação Básica e, ainda, ajuda prefeitos e governadores a radiografar quais são as escolas problemáticas e promissoras de sua rede.
Neste contexto, pais e comunidade escolar têm a oportunidade de escolher qual escola matricular seus filhos e cobrar dos governantes e diretores das instituições melhorias na qualidade do ensino; e, aos gestores escolares os índices oportunizam a busca de estratégias junto aos seus vizinhos mais bem colocados no rancking para obterem melhores resultados e repensarem junto com a equipe pedagógica e professores mudanças quanto ao processo ensino-aprendizagem.
As metas são estipuladas de acordo com o patamar atual de cada instituição, mas todas devem melhorar seus índices; o Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece como meta, que em 2022 o IDEB Brasil seja de 6,0 – média que corresponde a um sistema de qualidade dos países desenvolvidos.
De acordo com a atividade proposta, esta pesquisa foi desenvolvida com duas escolas do Ensino Fundamental ( 1º ao 5º ano ) da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia, do Estado de Minas Gerais.
2-Desenvolvimento
Tendo em vista os resultados do IDEB 2011 realizados nas escolas públicas de todo o país, duas Escolas Municipais de Uberlândia-MG foram alvo desta pesquisa, onde os resultados foram analisados levando em conta metas propostas e metas alcançadas, projetos desenvolvidos e intervenções realizadas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem.
As escolas em questão ministram o 1º nível da Educação Básica (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) e que serão denominados de Escola “A” e Escola “B” cujos resultados apresentados nos últimos IDEB foram: Escola A - 3,8 em 2007, 6,0 em 2009, 5,8 em 2011 e Escola B - 3,5 em 2007, 4,9 em 2009, 5,2 em 2011, respectivamente.
Nota-se que nas duas primeiras edições ambas obtiveram resultados positivos de
...