Implantação de DRONES e Dirigíveis na logística brasileira
Por: tchelo22 • 12/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.557 Palavras (7 Páginas) • 172 Visualizações
O USO DE DRONES E DIRIGÍVEIS SERIAM RECOMENDADOS NA MELHORIA DA LOGÍSTICA NACIONAL?
Percebemos que o Brasil possui uma vasta ineficiência no que diz respeito a infraestrutura da logística, de um modo genérico e geral as formas como as cargas são transportadas deixam a desejar algo feito com excelência. Considerando as limitações enfrentadas nos deslocamentos das cargas excedentes, torna-se interessante verificar como um sistema de transporte baseado no emprego de DRONES e dirigíveis contribuirão para a solução do problema. O uso desta tecnologia que foi integralmente extinta antes da segunda guerra mundial pode retornar como optação para tentar amenizar o transtorno no transporte de cargas no país, proveniente da inabilidade da infraestrutura adequada.
A existência de veículos que têm a capacidade de transportar as cargas, desde a sua origem até o local de utilização, evitaria os contratempos e as limitações impostas pelo transporte de superfície e reduziria sensivelmente os prazos de execução e os custos diretos e indiretos deste tipo de transporte. Tais veículos, aos quais estão sendo incorporadas as tecnologias de ponta atualmente disponíveis, configuram o resgate de um antigo meio de transporte aéreo, com particularidades que são potencialmente úteis nesse segmento de mercado.
Portanto, sem dúvidas o uso de DRONES e dirigíveis trará uma grande melhoria para a logística nacional, desde que implantado e tratado corretamente, pois de nada adianta fazer uso de novos modelos de transporte capazes de alcançar desafios quase que inatingíveis se não usar como base o conceito chave da logística que se trata do processo de planejar, programar e controlar de maneira eficiente o fluxo, armazenagem e distribuição de produtos, bem como os serviços e informações atrelados a tudo o que diz respeito ao processo de ordenamento em questão. Independentemente de como as cargas serão transportadas o que é preciso ter em mente como princípio básico é como usar de maneira eficaz aquele recurso, neste caso não podemos excluir nunca o conceito da Logística.
Christopher (1999, p. 2) nos afirma que a logística é moldada da seguinte forma:
“A Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatas) através da organização e seus canais de marketing de modo a poder maximizar as lucratividades presentes e futuras através do atendimento dos pedidos a baixo custo.”
Deste modo percebemos que a gerência de distribuição de produtos e serviço quando relacionadas e estudadas a fatores importantes como armazenagem, fluxo de informações, canais de marketing, gera consequências satisfatórias e é sinal de que a logística está sendo excelentemente empregada e não haverá agraves futuros de deficiência.
VANTAGENS:
A fim de determinar os pontos positivos dessa modalidade de transporte, podemos analisar vários aspectos relacionados ao emprego dos DRONES e dirigíveis:
Segurança
Por usar hélio para prover a sustentação, o perigo de incêndio está afastado, uma vez que este gás é totalmente inerte. Além disso, em função do tamanho da sua estrutura a aeronave não sofrerá tanto os efeitos de turbulência à semelhança do que ocorre com os transatlânticos em mar turbulento e os equipamentos de monitoramento meteorológicos proporcionarão as informações necessárias para evitar as áreas de mau tempo, da mesma forma que procedem as aeronaves comerciais.
Econômicos
Ainda desconhecendo os reais valores dos custos operacionais dos dirigíveis de grande porte, é necessário trabalhar com as estimativas de custos apresentadas pelos fabricantes.
Para viabilizar uma análise comparativa dos custos do transporte de cargas excedentes, executados pelos meios tradicionais de superfície, com os valores que seriam despendidos se tais cargas fossem deslocadas por dirigíveis, com o seu sistema de guindastes para o alçamento e o uso de pallets apropriados, o tempo gasto na operação seria muito menor que o gasto com os modos convencionais.
Ambientais
A qualidade do meio ambiente nas áreas urbanas é uma preocupação mundial. Uma das principais causas do contínuo processo de deterioração da qualidade do ar nas grandes cidades é o uso sistemático dos atuais sistemas de transportes baseados no consumo energético de derivados de petróleo.
Comparados com os outros meios de transportes, os dirigíveis são os que menos afetam a qualidade do ar. Em relação aos aviões, apresentam a vantagem de não requerer grandes quantidades de combustível para elevar a carga até a altitude de cruzeiro; nos dirigíveis, o que sustenta o peso é a propriedade física de flutuar do gás hélio. Os motores serão usados somente para conduzir os deslocamentos horizontais.
Os dirigíveis não necessitam de pistas para pouso e decolagem, portanto, não haverá necessidade de utilização de grandes áreas para os terminais de operação.
Além do reduzido impacto ambiental, as operações dessas aeronaves poderão contribuir na preservação do meio ambiente, servindo como plataforma ideal para o controle e o monitoramento de fontes de poluição das mais variadas naturezas.
DESVANTAGENS:
Torna-se importante salientar que os futuros fabricantes de dirigíveis têm uma visível tendência de evidenciar os seus benefícios e vantagens e, convenientemente, omitir os aspectos desfavoráveis. A generalidade das fontes consultadas é omissas nesse aspecto, contudo, é possível inferir alguns obstáculos que naturalmente deverão ser enfrentados.
Tais obstáculos podem ser ramificados em alguns aspectos, como: custos de desenvolvimento e manutenção, operacionalidade e segurança.
O maior desses obstáculos está relacionado com os custos de desenvolvimento de tais projetos. Já foram financiados R$ 120 mi pelo BNDES e cada uma das empresas sócias já desembolsou mais de R$ 20 mi, o que afirma que o projeto terá um custo bastante elevado.
Quanto ao problema da manutenção, esta deverá ser modular e progressiva, podendo ser realizada a céu aberto, de acordo com os fabricantes, contudo vai requerer uma infraestrutura específica para a manutenção da célula e da estrutura. Além disso, exigirá a disponibilidade de grandes quantidades de hélio, cujo preço é elevado, e 68 equipamentos para purificar o gás, que por ser muito volátil pode facilmente ser contaminado com outros gases, perdendo eficiência na característica física de flutuar.
...