Influência do pentecostalismo e neopentecostalismo brasileiro na sociedade angolana
Por: Abel Augusto J. Cavalo • 14/6/2015 • Abstract • 446 Palavras (2 Páginas) • 378 Visualizações
A religião em Angola: Influência do Pentecostalismo e neopentecostalismo brasileiro na sociedade angolana e em sua vida religiosa.
Abel Augusto Cavalo[1]
Resumo:
As sociedades humanas sempre se encontram em permanente transformação, por mais “estáveis” ou “estáticas” que elas pareçam ser[2], sendo que a mesma, ocorre nos mais variados campos que compõem uma determinada sociedade. Na presente comunicação queremos analisar as mudanças que se têm verificado no campo religioso angolano pois, desde a década de oitenta, a sociedade angolana vem assistindo ao crescimento de instituições religiosas provenientes de várias partes, desde África (particularmente da República Democrática do Congo) à Europa, Estados Unidos, Brasil e Ásia[3]. Queremos fazer um recorte e nos debruçarmos sobre as influências pentecostais e neopentecostais de origem brasileira na sociedade angolana e em sua vida religiosa, especificamente a Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Mundial, Igreja Pentecostal Deus é Amor, entre outras. Tal influência foi tão grande que gerou uma nova forma de se relacionar e entender o sagrado por parte da nova geração, ocasionando em maior parte das igrejas de cunho protestante tradicional uma tensão entre as gerações mais velhas e as mais novas sendo que, essa última, é a favor de uma remodelação doutrinal assente em valores religiosos muito mais atrelados ao pentecostalismo e neopentescostalismo brasileiro. O crescimento desses movimentos é algo facilmente visível como afirma Fátima Viegas ao dizer que as correntes pentecostal e neopentecostal crescem de uma forma vertiginosa, desafiando, não apenas a credibilidade das igrejas históricas como também os princípios das igrejas afro-cristãs, numa disputa a nível dos rituais e das terapias locais[4]. Vale ressaltar que nesses movimentos não se encontram apenas os de origem brasileira mas também movimentos oriundos da vizinha República Democrática do Congo e também da África do Sul, mas interessa-nos apenas retratar na os movimentos de origem brasileira e sua influência. A adesão das populações à esses movimentos ou à movimentos religiosos que foram influenciados por eles é muito frequente, principalmente por parte da nova geração que entende a situação como um despertar espiritual, e pela facilidade que tais movimentos têm em se instalar e conquistar membros em contextos como o nosso. Como se dá tal influência em nossa sociedade e em nossa vida religiosa? Em que circunstâncias ela começou e até que ponto o pentecostalismo e neopentecostalismo brasileiro estão de fato a influenciar a nossa sociedade? Compreender esse processo, bem como desenvolver uma análise sistemática dos fatores causais, constitui a questão e a perspectiva da nossa comunicação, como já fizemos referência em cima.
...