Inimigo do Estado Resenha
Por: jusparker • 3/6/2015 • Resenha • 442 Palavras (2 Páginas) • 14.695 Visualizações
O filme Inimigo do Estado trata de um tema atual, o acesso demasiado que o governo tem sobre a população. Fazendo uso de satélites, telefones grampeados, câmeras e etc; com a intenção de violar a privacidade e vigiar as pessoas.
A trama se inicia quando um congressista debate com um agente da Agência de Segurança Nacional sobre uma lei que seria lançada visando a vigilância constante das massas. O congressista se recusou a aceitar tal lei e por isso fora assassinado. Mas por coincidência ou não, o crime fora gravado por uma câmera escondida. Ela pertencia a um homem que usava para vigiar os patos em um lago, em frente a onde ocorrera o assassinato.
A câmera é descoberta e o homem á qual ela pertencia é perseguido até que conseguira deixar a cópia da fita com seu amigo de escola Robert Clayton Dean (jovem advogado) sem o conhecimento do próprio. O homem morrera atropelado por um caminhão enquanto era perseguido por agentes do governo.
Robert passou então a ser vigiado constantemente até que recebera uma visita de alguns agentes, ele negava que possuía o material ainda sem saber que o tinha. A Agência de Segurança tentando aniquilar sua credibilidade, o colocou em uma cena de assassinato onde sua ex-namorada e seu contato fora assassinada. Rachel Banks, a moça que mataram, o ajudava em seus casos com informações secretas que eram repassadas por Brill, até então desconhecido.
Robert foi em busca de Brill para ajuda-lo e isso resultou na destruição do esconderijo de Brill e também na captura dos dois. Por fim, Dean conseguiu convencê-los a ir buscar a fita com um dos perigosos homens que Robert lidou no começo do filme, o homem era de uma máfia e para ganhar o caso de seus clientes, Brill lhe deu uma fita do homem em contato com pessoas que ele não deveria. Chantageando-o, Dean ganhou um caso, mas o homem ameaçou ele de morte se não entregasse seu informante. O FBI se escondia no alto de uma casa do outro lado da rua do restaurante onde o mafioso agia.
Acreditando que o homem possuía a fita e que os agentes do estado eram os informantes, e os agentes acreditando que o mafioso possuía a fita do assassinato, ocorreu uma discussão e um tiroteio, onde todos os presentes morreram com exceção de Dean. Brill fugiu e Dean foi inocentado.
O filme critica a posição do governo em relação ao povo, o excesso de informação que eles possuem e a forma que a usam. O abuso do poder sempre vai ser o problema e não há nada que possa ser feito, como foi mostrado no fim do filme.
...