Internacionalizacao
Monografias: Internacionalizacao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dullyferreira • 5/5/2014 • 2.657 Palavras (11 Páginas) • 1.084 Visualizações
Índice
1. INTRODUÇÃO 2
2. ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO 3
3. NATUREZA DA ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO 3
3.1. Transacções 4
3.2. Investimento Directo 5
3.3. Projectos 5
4. FACTORES DE ANÁLISE PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS 6
5. EVOLUÇÃO DA ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO 8
5.1. Fases da Internacionalização 8
5.2. Internacionalização e o Ciclo de Vida do Sector 8
6. BENEFÍCIOS E RISCOS DA INTERNACIONALIZAÇÃO 9
6.1. Generalidades 9
6.2. Tipos De Risco 10
7. RAZÕES/MOTIVAÇÕES DA INTERNACIONALIZAÇÃO 11
7.1. Razões ou Motivos da Internacionalização das Empresas 11
7.2. Motivações da Internacionalização 12
8. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA INTERNACIONALIZAÇÃO 13
9. CONCLUSAO 14
10. BIBLIOGRAFIA 15
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa abordar de maneira mais detalhada a estratégia de internacionalização das empresas, seus benefícios e riscos, factores, fases e as formas de internacionalização, as razões e as motivações e as vantagens e desvantagens da internacionalização.
Objectivos:
o Identificar os benefícios que podem ser obtidos e os riscos que podem surgir quando a empresa opta por uma estratégia de internacionalização;
o Analisar as diversas fases da internacionalização de empresas e explicara as formas que as empresas seleccionam para o efeito;
o Destacar a importância da cooperação sobretudo numa estratégia de internacionalização e, analisar as diversas formas de cooperação entre as empresas, em especial as alianças estratégicas.
2. ESTRATÉGIAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Uma vez definidas as orientações estratégicas para o país de origem, a empresa deve analisar a possibilidade de transpor as suas operações para outros mercadosgeográficos. Para este efeito, convém enquadrar o processo de internacionalização da empresa com a sua actuação no mercado doméstico, por forma a garantir o aproveitamento das competências e vantagens competitivas já desenvolvidas ao longodo tempo (Freire, 1997:313).
O processo de internacionalização de uma empresa deve ser enquadrado com as competências e vantagens competitivas desenvolvidas no mercado doméstico.
A internacionalização de uma empresa consiste, em primeiro lugar, na extensão das suas estratégias de produtos-mercados e de integração vertical para outros países, de que resulta uma replicação total ou parcial da sua cadeia operacional.
Neste contexto, é importante avaliar os benefícios, custos e riscos potenciais das diferentes modalidades de internacionalização, para determinar às que melhor seadequam as características dos produtos e actividades da empresa.
A empresa deve identificar o nível de integração entre as actividades internacionais e as actividades domésticas que melhor propicia a redução dos custos totais sem perca da eficácia comercial.
3. NATUREZA DA ESTRATÉGIA DE INTERNACIONALIZAÇÃO
O processo de internacionalização de uma empresa envolve, a partida, duas decisões criticas: para onde internacionalizar e como internacionalizar. A selecção dosmercados prioritários de internacionalização deve obedecer a critérios de natureza estratégica, com vista a maximizar a competitividade conjunta das actividades no paísde origem e no estrangeiro.
As diversas modalidades de internacionalização de uma empresa devem ser agrupadas em três categorias distintas, de acordo com as suas características:
Transacção – nesta categoria observa-se a comercialização de mercadorias, serviços, patentes e marcas da empresa aentidadesestrangeiras,restringindoa internacionalização à transposição da matriz de produtos-mercados para os mercados externos. Inclui a exportação de licenciamento.
Investimento Directo – consiste na realização pela própria empresa da totalidade ou de parte de actividades de sua cadeia operacional nos mercados externos, um processoque requer a transferência das suas práticas de integração vertical. Inclui a criação de joint-ventures e de subsidiárias.
Projectos – consistem no envolvimento internacional em projectos específicos e limitados no tempo, que pode incluir a transacção de mercadorias e serviços e o investimento directo pontual no estrangeiro. Inclui a participação em projectos chave-na-mão,projectos BOT (Build-operate-transfer: construir-operar-transferir) e contrato de gestão.
3.1. Transacções
A internacionalização de uma empresa via transacções pode assumir a forma de exportações ou de licenciamento:
a) Exportaçãospot- venda ocasional de produtos nos mercados externos;
b) Exportação a médio e longo prazo- venda regular de produtos directamente a clientes externos;
c) Exportação via agentes ou distribuidoras- recurso a entidades locais para assegurar a comercialização dos produtos da empresa nos respectivos mercados;
d) Licenciamento da tecnologia ou marca- atribuição da permissão para o uso das tecnologias ou da marca da empresa em mercados estrangeiros por entidades externas, em troco de uma remuneração;
e) Franchising- atribuição da permissão para o uso da marca da empresa em mercados estrangeiros por entidades externas, a que é acrescida a prestação regular de serviços ou o fornecimento regular de produtos.
3.2. Investimento Directo
A internacionalização de uma empresa via investimento directo pode assumir a forma de joint-ventures ou subsidiárias, consoante a participação no capital
...