JOGOS E BRINCADEIRAS: UM ESPAÇO PARA O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Débora Moreno • 10/3/2019 • Resenha • 320 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
JOGOS E BRINCADEIRAS: UM ESPAÇO PARA O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ARRABA, M. F.; FONSECA, J. S. da; LIMA, J. F. de; SILVA, K. C. da; SIMÕES, V. A. P. Jogos e brincadeiras: um espaço para o lúdico na educação infantil. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 14, n. 2, p. 259-271, jul./dez. 2014.
No início do artigo a autora explora de uma forma detalhada e embasada os benefícios ao corpo e a mente da criança propiciados pelos jogos e brincadeiras.
O objetivo da autora é salientar como as brincadeiras fazem bem a criança, além de ajuda-la a se desenvolver como pessoa, a se expressar e socializar, é uma ótima ferramenta para auxiliar o aprendizado, já que uma ideia pode ser facilmente posta em prática possibilitando o entendimento de alunos com dificuldade, dando visibilidade à conceitos complicados para eles.
Para isso, através da pesquisa busca entender como o lúdico interfere até mesmo em âmbitos culturais e sociais onde a criança está sendo criada e a importância que jogos possuem para o processo de interação e aprendizagem das crianças, das atividades físicas e mentais dentro do ambiente educacional.
Após um breve resumo e introdução, a autora descreve o Lúdico: Os principais conceitos e benefícios, que podem ser compreendidos como prática natural na vida das crianças por fazer parte do seu dia a dia. Na sequência estão: Os Jogos: Conceito e importância, Brinquedos e Brincadeiras: Conceitos e importância, O Lúdico como fator social e cultural e por fim O planejamento didático e lúdico.
Ao final do artigo a autora conclui que o crescente uso e adaptação da brincadeira tem feito a diferença no aprendizado dos alunos e os ajudado a se desenvolver humanamente, professores e demais colaboradores estão cada vez mais buscando desenvolver atividades com a finalidade de promover reações diferenciadas, em que as crianças possam expressar sentimentos e emoções.
...