Jogando com a Matematica
Por: jessica1rosa • 8/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.054 Palavras (5 Páginas) • 249 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 jogo feche a caixa 4
2.1 DESENVOLVIMENTO DO JOGO 4
2.2 Análise da aplicação do jogo 5
2.3 EXEMPLO DE FIGURA 6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A utilização de jogos para auxiliar o ensino da Matemática é uma metodologia com uma didática diferenciada, em que o aluno é o sujeito do processo possuindo limitações dos conteúdos da forma como são apresentados. Os jogos trabalham a ansiedade encontrada em muitas crianças, fazendo com que elas concentrem-se mais e melhore o seu relacionamento interpessoal e autoestima. O objetivo desse trabalho foi o de desenvolver estratégias que ajudaram os alunos a conhecer a Matemática de forma dinâmica e prazerosa, visando facilitar e estimular o raciocínio desses alunos.
O objetivo do jogo apresentado e fazer com que crianças e adolescentes desenvolvam melhor suas habilidades em lógica e também aprendam um pouco sobre probabilidades e a lógica.
2 JOGO FECHE A CAIXA
Público alvo: Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.
Conteúdos trabalhados: Operações de adição e subtração, lógica e probabilidade.
Objetivos: estimular o cálculo mental; desenvolver a atenção e o raciocínio.
Materiais necessários:
• Dois dados
• Uma caixa de sapato
• EVA
• Papel cartão
• Fita adesiva
Para montar a caixa é necessário encapa-la com papel cartão e cortar a tampa da caixa em nove tiras do mesmo tamanho, feito isso faça os números de 1 ao 9 em EVA e cole com fita adesiva um em cada tira da tampa.
2.1 DESENVOLVIMENTO DO JOGO
Podem jogar até três participantes, que lançam os dados para definir a ordem de jogada: o que tirar número maior joga primeiro. Cada jogador inicia com 45 pontos, número que será diminuído a cada rodada. O primeiro jogador lança os dados. O jogador então terá de fechar as casas, de forma que o total obtido (numa casa só ou na soma de duas casas) seja o mesmo que o número de pontos conseguidos nos dois dados. O mesmo jogador continua a lançar os dados até que o total de pontos feitos nos dados não permita mais fechar nenhuma combinação de casas. O jogador, então, deve somar os valores das casas que permaneceram abertas e tirar o total dos 45 pontos que recebe no início do jogo.
O próximo jogador então inicia sua participação e repete o procedimento que será repetido até quando não restar nenhum ponto para o jogador. Assim, ele será eliminado da partida.
Importante: Quando as casas 7, 8 e 9 estiverem fechadas, o jogador escolhe se quer continuar jogando com um ou com dois dados.
2.2 ANÁLISE DA APLICAÇÃO DO JOGO
Esse jogo foi aplicado em um trio de alunos do 6º ano. De inicio os alunos tiveram dificuldades em realizar a primeira fase, ate que se adaptaram ao jogo.
O primeiro jogador jogou por três rodadas seguidas, fechando as casas 3, 4, 5, e 7. Perdendo assim 26 pontos, restando para próxima fase o total de 19 pontos.
O segundo jogador jogou por quatro rodadas seguidas, fechando as casas 1, 2, 3, 4, 5 e 8. Perdendo o total de 22 pontos, ficando disponíveis 23 pontos para próxima fase.
O terceiro jogador jogou por seis rodadas seguidas, chegando à rodada cinco o jogador teve a opção de jogar somente com um dado, pois havia fechado as casas 1, 3, 5, 6, 7, 8, e 9. O total de pontos perdidos desse jogador foi de 6 pontos, ficando disponível 39 pontos para próxima fase.
Na segunda fase do jogo, o primeiro jogador fechou as casas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, e 9, perdendo somente 8 pontos ficando com um total de 11 pontos para próxima fase. O segundo jogador fechou as casas 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8, e 9 tendo a opção de jogar somente com um dado, o total de pontos perdidos foi de 4, ficando disponível 19 pontos para próxima fase. O terceiro jogador fechou as casas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, e 9 perdendo somente 7 pontos, ficando para a próxima fase o total de 32 pontos. Se o jogo terminasse nessa fase o vencedor seria o terceiro jogador.
Na terceira fase do jogo, o primeiro jogador
...