Jogos E Brincadeiras
Dissertações: Jogos E Brincadeiras. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gufilho • 24/10/2014 • 456 Palavras (2 Páginas) • 335 Visualizações
1) Um jogo que você desenvolveria na Educação Infantil, justificando os motivos para desenvolver o jogo:
Batata quente
Todos os alunos ficam sentados fazendo uma roda. Um deles fica de fora e de costas para os demais alunos, dizendo a seguinte frase: “ Batata quente, quente, quente, quente...., queimou!”
Enquanto isso, os que estão sentados na roda, passarão a bola de mão em mão, quando escutarem a palavra queimou quem estiver com a bola sai, e paga uma prenda.
Objetivos: agilidade, percepção auditiva e ritmo
Valores e Atitudes Possíveis: atenção, respeito as regras, autocontrole,, amizade, alegria.
Material: uma bola de borracha ou de meia
2) Um jogo que você desenvolveria no Ensino Fundamental, justificando os motivos para desenvolver o jogo:
É uma queimada individual, onde o aluno que estiver com a posse da bola tentará queimar qualquer um dos outros alunos. Para queimar, a bola deve bater no aluno e, cair no chão. Caso toque no aluno e o mesmo segure a bola antes de cair no chão, não é considerada queimada.
Quem for queimado deverá permanecer sentado onde foi atingido, e continuará participando, mais se o mesmo conseguir pegar a bola deve se levantar para continuar queimando. Essas regras podem ser mudadas como: Para quem for queimado não poder mais se levantar. E o último que permanecer de pé será o vencedor. Outro exemplo é: o aluno que estiver sentado se conseguir tocar no aluno que estiver de pé poderá levantar, dificultando o jogo de quem está de pé, ou até colocando mais bolas no jogo, o que exigirá mais concentração.
Valores e Atitudes Possíveis: Consciência corporal, alegria, esforço, perseverança.
Objetivos: Coordenação motora, agilidade, orientação espacial.
Material: Uma bola
3) Um jogo que você desenvolveria no Ensino Médio, justificando os motivos para desenvolver o jogo:
Tocou, sai
O professor divide a turma em duas equipes.
Os alunos, então, darão o nome as suas equipes como: “Tubarão e Cação”.
Na frente de cada equipe, o professor riscará uma linha de chegada com pelo menos 7 metros de distância.
O professor dirá, em voz alta, “Tubarão”, e a equipe pertencente a este grupo tentará pegar um dos alunos da outra da equipe “Cação” antes que eles estejam atrás da linha de chegada onde já estarão a salvos. O aluno que for pego, ficará fora do jogo.
Quem pegar o seu oponente ficará no jogo e poderá tocar qualquer outro aluno da equipe rival.
O professor deverá usar outras expressões, parecida com o nome das equipes, por exemplo: “Calção, Tubaína...” com o objetivo de confundir as equipes, para que os alunos dentro da diversão aumente a sua concentração e torne o jogo mais disputado.
Valores e Atitudes Possíveis: Atenção, esforço, respeito às regras, perseverança, autocontrole e espírito
...