Jornalismo Esportivo: Relatos de uma paixão
Por: Souza12345 • 4/6/2018 • Trabalho acadêmico • 700 Palavras (3 Páginas) • 270 Visualizações
FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA
CENTRO UNIVERSITÁRIO VOLTA REDONDA
CURSO DE GRADUALÇAO EM JORNALISMO
MATHEUS SOUZA DE AZEVEDO FREITAS
PRODUÇÃO DE FICHAMENTO
VOLTA REDONDA
2018
FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO
PRODUÇÃO DE FICHAMENTO
Trabalho apresentado para disciplina de Metodologia Da Pesquisa Acadêmica como requisito parcial de avaliação.
Aluno:
Matheus Souza De Azevedo Freitas.
Orientadora:
Professora Doutora Elisa Mabel Viera Da Silva.
VOLTA REDONDA
2018
FICHAMENTO
UNZELTE, Celso. Jornalismo Esportivo: Relatos de uma paixão. São Paulo: Saraiva,2009.
Quando o garoto que gostava de esportes ingressou na faculdade, naquele ano de Copa do Mundo (1986), suas perspectivas profissionais eram bastante reduzidas [...] Jamais havia entrado em uma redação. Aliás, até então, pouquíssimas vezes na vida ele havia saído do Ipiranga, bairro paulistano onde nasceu e foi criado. Lá, ficava também a metalúrgica onde trabalhava desde os 16 anos, seu primeiro emprego com carteira profissional assinada, como office-boy (UNZELTE,2009,p.35)
De fato, as perspectivas profissionais da época não favoreciam muito. O contexto histórico do Brasil nos anos 80 dizia bastante. Mas como um bom brasileiro Celso Unzelte não desistiu e foi a luta.
Logo que UNZELTE (2009), entrou no escritório de contabilidade da empresa tratou logo de analisar quais eram os fornecedores da metalúrgica que tivessem alguma relação com o campo de comunicação. Em seguida, enviou pelo correio seu currículo mesmo não tendo muita experiência. Contudo, as respostas não foram positivas mas pelo menos o ponta pé inicial foi dado. (p.36)
A perspicácia do autor é de se impressionar, mau chegou ao seu primeiro serviço já pensava como chegar ao jornalismo. Não demorou e Celso Unzelte fez os primeiros contatos com empresas ligadas a comunicação ainda bem jovem.
“Na faculdade, durante o primeiro ano, pouco acontecia em matéria de perspectiva profissional, o que – como ocorria e até hoje ocorre com muitos estudantes – já o estava deixando apreensivo’’ (UNZELTE,2009,-36)
E de fato é assim até hoje a apreensão toma conta da mente, não conseguimos pensar em outra coisa a não ser de como funciona o ambiente profissional.
Você pode ser contra a obrigatoriedade do diploma mas, contra a existência do próprio curso e até achar que a faculdade que escolheu deixa muito a desejar. Mas com uma coisa há de concordar: quando o curso é jornalismo, muitas oportunidades em termos profissionais acabam aparecendo no próprio ambiente acadêmico (UNZELTE,2009 p.40)
Os profissionais mais qualificados possuirão as melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Segundo Unzelte (2009) são oferecidos diversas formas de estágio a partir do terceiro ano. A Editora Abril, além de oferecer oportunidades na área de comunicação a Editora inova e trás também chances nos ramos de artes gráficas, audiovisual, designer, fotografia, ou tecnologia da informação. Ademais, o Curso Abril de Jornalismo é oferecido a recém formados a oportunidade é ministrada em São Paulo. (p.41)
...