LIDERANÇA E COMPETITIVIDADE
Monografias: LIDERANÇA E COMPETITIVIDADE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gcute5 • 7/1/2014 • 688 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
Ser Empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Como diretrizes, podemos dizer que o empreendedor não deve temer o novo e não deixar escapar oportunidades que são aproveitadas pela concorrência, conscientizar-se do fato que as coisas mudam e deterioram, que os produtos e serviços da empresa tem um ciclo de vida e devem ser periodicamente revisadas quanto à sua eficiência nas participações no mercado e abrir espaço para inovações necessárias.
Os empreendimentos devem ser vistos como uma fonte de sustento da empresa ou algo que o coloca em um novo patamar de mercado, e por isso uma parte dos esforços da empresa devem estar sempre focados na melhoria constante como uma forma de garantir a sua sobrevivência ao longo do tempo.
Devido à isso, o maior desafio das organizações na atualidade diz respeito à redução dos custos dos produtos e/ou serviços e principalmente no aumento dos lucros, que hora, são necessários a qualquer organização que tem como principal objetivo à permanência no mercado. Essa situação se deve principalmente à grande exigência do mercado consumidor em adquirir produtos com excelente qualidade e menor preço, obrigando as empresas a investir em novos produtos e principalmente em novas técnicas de produção que propiciem o atendimento do mercado.
Na briga pela permanência no mercado, as empresas usam de várias estratégias para expor o seu produto, sendo este competitivo e com um custo de produção reduzido, sem afetar a qualidade, colocando todas as energias e mentes da empresa em ação com o único objetivo de ser a líder do mercado, observando atentamente o mercado à procura de áreas ainda não exploradas ou brechas deixadas em áreas que estão sendo mal atendidas, pegar um produto e serviço que já existe e agregando novos valores e características à eles, de modo a satisfazerem as necessidades dos consumidores que antes estavam sendo parcialmente ou mal atendidas.
A partir da organização do trabalho é possível tratar todas as variáveis necessárias aos setores envolvidos, agregando ao produto final a qualidade e o preço acessível esperado pelo consumidor. É exatamente nesse contexto que as organizações devem focar os seus olhares para se reduzir os custos de seus produtos e/ou serviços, pois é dessa forma que a mesma terá o seu diferencial competitivo reconhecido no mercado, gerando ganho de clientela e conseqüentemente aumento de sua participação no mercado.
Ao organizar-se, a empresa ganha em tempo, produtividade, qualidade e principalmente competitividade, o que nos mostra que tais iniciativas podem realmente mudar de forma agressiva o comportamento das empresas, sem trazer conseqüências negativas para a organização diante de um mercado consumidor bastante competitivo, onde o consumidor final deseja um produto com alta qualidade e preço acessível de acordo com seu orçamento.
Como exemplo de estudo bibliográfico exploratório, podemos citar as fábricas sob encomendas, que são novas empresas de camisetas que produzem em pequenas quantidades, sob encomenda, bastando apenas enviar o design pela Internet. Esse novo tipo de empresa une o alcance da Internet com a flexibilidade de máquinas modernas para transformar em tempo recorde, idéias em produtos. O principio básico desse negócio é terceirizar o trabalho
...