Livro pré calculo em pdf
Por: liacarme • 13/8/2015 • Abstract • 3.716 Palavras (15 Páginas) • 400 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO CAETANO
MBA EM CONTROLADORIA
ANDRÉIA AMANO SILVA
DAVID ALBUQUERQUE
HELOISA PICHELLI
SERGIO CECCONI JUNIOR
ESTUDO DO CASO MERCURY
SÃO CAETANO DO SUL
2013
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO CAETANO
MBA EM CONTROLADORIA
ANDRÉIA AMANO SILVA
DAVID ALBUQUERQUE
HELOISA PICHELLI
SERGIO CECCONI JUNIOR
ESTUDO DO CASO MERCURY
Desafio profissional exigida pela conclusão da disciplina de Avaliação de Empresa-Valuation para a Faculdade Anhanguera sob a Supervisão da Prof. Fernando Gonçalves
SÃO CAETANO DO SUL
2013
Sumário
Introdução
1. Active Gear
2. West Coast Fashions
3. Mercury Athetic Footwear
4. Planilha comparativa
5. Análises do Valor da empresa baseado no LAJIR
6. Payback
7. Compra da Mercury pela Active Gear
8. Análises essenciais
9. Múltiplos de Lucro
10. Múltiplo do Valor Contábil ou do Valor de Reposição
11. Múltiplos de Receita
12. Múltiplos de Setor Específico
13. Avaliação por Direitos Contingentes
14. Conclusão
Referências Bibliográficas
Introdução
Avaliar financeiramente uma empresa exige conhecimentos estratégicos, técnicos e específicos que depende de cada empresa que será analisada.
Existem várias opções para analisarmos o valor das empresas.
Sendo três diferentes tipos de métodos: a do Fluxo de Caixa Descontado (DCF – Discounted Cash Flow), a do Valor Patrimonial e a Avaliação Relativa ou por Múltiplos. Entre outras metodologias relevantes são o cálculo do Valor Econômico Adicionado (EVA – Economic Value Added), o cálculo do Valor de Liquidação e o cálculo do Valor de Reposição.
No decorrer do desafio faremos uma análise de um estudo de caso envolvendo três empresas do ramo de calçados e vestuários.
1. Active Gear
A Active Gear foi fundada em 1965, seu objetivo era produzir e vender calçados especializados de alta qualidade para jogadores de golfe e tênis. Iniciou suas vendas em lojas de artigos esportivos especializados. A medida que foi sendo reconhecida passou a fornecer para grandes loja de departamentos e varejistas. Exportava seus calçados para Europa e Japão.
A AG se tronou uma das primeiras companhias a oferecer calçados de design atraente para caminhadas, trilhas e vela. Sua marca foi associada a um estilo de vida próspero, ativo e atento a estilo.
Em 2006 ainda em crescimento continuo a receita e lucro Operacional da AG era em trono de US$ 470 milhões e US$ 60,4 milhões, com 42% da receita vinda da vendas de calçados esportivos e o restante de calçados casual.
Ao focar em produtos com ciclos de vida mais longa a AG foi capaz de manter suas cadeias de produção e suprimentos simples, assim permitindo que a empresa evitasse pontos baixos dos ciclos de estoque e oportunidades perdidas de ganho.
Como a maioria das empresa de calçados a AG terceirizava seus produção a fim de garantir a qualidade e os prazos de entrega. Para garantir a que tudo ocorre se conforme o esperado ela mantinha uma equipe de 85 profissionais que monitoravam a produção da terceirizada do começo ao fim.
AG era uma das empresas mais lucrativas do setor de calçados, porém seus administradores a considerava de pequeno porte tornando um a desvantagens perto de outras concorrentes. Uma onde de consolidação entre os fabricantes terceirizados chineses criou uma pressão para elevar o uso de capacidade favorecendo as maiores empresas e dificultando para AG.
Devido ao grande crescimento das grandes varejistas, estava ameaçando o crescimento da AGI, uma solução para manter a integridade da marca era não vende para varejistas que praticavam descontos, com esta decisão conseguiu se manter a imagem da empresa porém prejudicou o crescimento das vendas.
Entre 2000 e 2006 a AGI cresceu a uma taxa de 6% enquanto suas concorrentes 10% AA. Durante os últimos 3 anos seu crescimento foi mais lento ainda com uma média anual de 2,2%.
2. West Coast Fashions
Em 2007 a empresa West Coast Fashions uma grande companhia de design de calçados como estratégia decidiu vender certos ativos não essenciais e em um novo foco nos seus negócios, com base em um plano de reorganização estratégica.
Com isso John Liedtke, diretor de desenvolvimento de negócios da Active Gear viu a neste plano da WCF uma grande oportunidade de aquisição para seus negócios.
A WCF planejava se desfazer da Mercury Athletic sua divisão de calçados, com isso a AG vê uma grande oportunidade de aumentar sua poder de barganha junto aos seus fornecedores também aumentando sua presença com grandes varejistas e distribuidores
3. Mercury Athetic Footwear
A Mercury Athletic Footwear criava e distribuía calçados esportivos e casuais, voltados principalmente para publico jovem. Em 2006 sua receita e LAJIDA eram U$$ 431,10 milhões e U$$ 51,8 milhões.
A West Coast Fashion comprou a Mercury em uma fase que ela estava em expansão, com isso a WCF planejava com a nova aquisição expandir seus negócios criando uma nova linha de complementar de vestuário. Os executivos da WCF acreditavam que sua rede de distribuição, maior e mais conhecida, ampliaria significativamente o aumento das vendas de calçados como vestuário.
...