Livros Sobre Futebol
Por: Vinicius Oliveira • 9/11/2022 • Artigo • 728 Palavras (3 Páginas) • 77 Visualizações
1950 a 1970: Busca de identidade nacional através do futebol, aborda também questões de racismo e o Estado Novo. Estudos nos vieses sociológicos e antropológico.
Anatol Rosenfeld: Negro, Macumba e Futebol.
Décio de Almeida Prado: Memória de Leônidas da Silva.
Maria do Carmo Fernandez: Futebol Fenômeno Linguístico.
Roberto Da Matta: As dramatizações no futebol.
Simoni Lahud Guedes: O Brasil no Campo de Futebol
1980 aos dias atuais. Políticas públicas, torcidas, arenização, mídia e outros, futebóis
Hilário Franco Júnior: A Dança dos Deuses.
Victor Andrade de Melo: Cidade Divertdida – Cidade Sportiva
Bernardo Buarqye de Hollanda: do Jornalismo às torcidas
Fernanda Haag: “o futebol pode não ter sido profissinional comigo, mas eu fui com ele”: uma perspectiva histórica sobre as tentativas de profissionalização do futebol de mulheres no Brasil (1983 – 2018)
Henrique Toledo: Torcidas Organizadas de Futebol.
A Bola nas Redes e o Enredo do Lugar: uma geografia do futebol e de seu advento no Rio Grande do Sul. Realizado entre 1996 e 2001 (Odette Seabra)
Meandros do Rio e os meandros do poder – Odette Seabra
Divisão Internacional do Trabalho e Desenvolvimento Desigual
Categoria Trabalho: essencial ao entendimento do desenvolvimento da sociedade marxismo.
Divisão social do Trabalho.
Colonização dos séculos XVI E XVII: cria-se uma lógica em escala global de produção e circulação de mercadorias, onde cada lugar exerce um papel dentro desses processos - Surge a divisão internacional do trabalho (MARX)
Milton Santos: a lógica da produção e da circulação dentro dos territórios produz uma diferenciação espacial entre as regiões e os lugares – divisão territorial do trabalho.
Desenvolvimento desigual: trata-se da observação a partir do neocolonialismo (século XIX – XX) da impossibilidade de desenvolvimento pleno de todos os países e regiões em concomitância, pois o Imperialismo produz pobreza de forma a aumentar a capacidade de acumulação de capital. (LENIN, NEIL SMITH).
Globalização
Contexto: Final do século XX, saída do modelo de acumulação fordista para o modelo de acumulação flexível. Reestruturação das empresas (Aglietta), integração e desregulação das economias nacionais (Chesnais) (Dowbor) (Belluzo e Galípolo).
3ª Revolução Industrial: criaas condições técnicas para esse novo regime do meio técnico ao meio técnico-científico-informacional.
Redes de comunicação e transportes pautadas em novos objetos técnicos (computadores, satélites, aviões a jato) diminuem a distância relativa entre os lugares, possibilitando inclusive a simultaneidade.
Mercados altamente competitivos necessitam de informações precisas e do aumento constante da fluidez de capital, mercadorias, pessoas e informações.
Globalização: perversidade, fábula e possibilidade.
FIFA: uma transnacional ou uma entidade supranacional
Transnacional ou entidade supranacional?
FIFA: Possui um número maior de países-membros em relação à ONU.
Breve contextualização da FIFA: o antes e o pós – João Havellange.
Capacidade normativa à parte dos judiciários nacionais: questões trabalhistas, empresariais e estruturação da prática de futebol profissional no mundo, megaeventos
Estrutura FIFA – estrutura privada:
FIFA / International Board
Confederações continentais
Federações nacionais
Federações regionais ou estaduais
...