MARKETING: Análise, Planejamento E Avaliação Da Academia Curves
Dissertações: MARKETING: Análise, Planejamento E Avaliação Da Academia Curves. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dinizgjg • 9/4/2014 • 2.668 Palavras (11 Páginas) • 477 Visualizações
AUTORIA: LORIVANIA LOREDO SILVAINTRODUÇÃO
Este estudo tem como objetivo desenvolver as habilidades de análise, planejamento e avaliação do marketing da empresa Curves, estabelecendo a importância deste para o sucesso dos negócios.
Para isso pretende-se focalizar o estudo nos eixos de promoções, segmentação de mercado, relacionamento com clientes e endomarketing. Com esses quatro elementos pretende-se discutir o perfil da empresa e apresentar sugestões sobre como atrair mais clientes através das promoções existentes no mercado, que outros públicos poderiam ser atraídos para a academia justificando o porquê dessa escolha, propor duas ações para manter os clientes através do processo de relacionamento e propor também duas ações de endomarketing focando os funcionários.
No capítulo1 discutiremos os conceitos de promoções em serviços e quais delas de encaixariam melhor na proposta da Curves. No capítulo 2 discutiremos conceitos sobre segmentação de mercado e proporemos outros segmentos de mercado para a academia. Já no capítulo 3 falaremos sobre o relacionamento de clientes e sugeriremos 2 alternativas para que a Curves fidelize os seus. E por fim, no último capítulo discutiremos o conceito de endomarketing, como ele pode ser importante para o sucesso das empresas e, da mesma forma, proporemos 2 ações que a Curves pode fazer para tornar seus empregados aliados do negócio.
1. AS PROMOÇÕES EM SERVIÇOS
Dentre os 4 P´s apresentados pelo marketing além de preço, praça e produto temos também a promoção. Marques diz que "promoção é a forma mais eficaz de aproximação entre vendedores e compradores." (MARQUES, 2009, p.104) Ela, segundo ele "(...) consiste em promover a idéia, o produto ou o serviço".
A promoção apresenta três vertentes: o consumidor, o varejo e a equipe de vendas. Quanto ao consumidor demonstra itens como amostra, aniversário da loja, brinde, cooperação com fornecedores, descontos e promoções, demonstrações, estações do ano, entrega grátis, produto extra, grátis, garantia, leve 3 pague 2, lançamentos, oferta do dia, orçamento grátis,oportunidade, ações sociais, vale brinde e volume.
Para Kotler e Keller apud Marques (2009) é preciso estabelecer qual o objetivo que se pretende atingir com determinada promoção. E para planejar a promoção é preciso considerar tipo de mercado, os objetivos da promoção, a competitividade, a eficácia e o custo e é preciso também elaborar um planejamento que leve em consideração: o volume de incentivo que se pretende atingir; determinar as condições de participação dos grupos (consumidores, varejo e equipe de vendas); delimitar o período da promoção, já que os estudiosos afirmam que as promoções devem ser de curto prazo para não caírem no descrédito; estipular qual o veículo de comunicação; estabelecer o tempo da promoção considerando datas entre os departamentos; determinar o custo total da promoção; realização de um pré-teste pedindo aos clientes que avaliem as ofertas; implementação e controle do programa; avaliação constante dos resultados.
Sabendo de tudo isso, como profissional de marketing, para conquistar mais clientes, investiria no pacote "faça 6, pague 5" onde o cliente fecha um pacote de 6 meses, mas paga somente 5. Esse tipo de promoção traria satisfação para o cliente. Além disso, ofereceria a novos clientes uma aula grátis para que ele pudesse conhecer a metodologia empregada pela academia. Após somar 12 meses de academia sem atraso o cliente poderia também ganhar como brinde um mês extra. Poderiam também receber adesivos bastante criativos para serem colocados no carro ou bonecos com o nome da academia para serem expostos no carro, visto que como a academia atende a um público de um poder aquisitivo mais alto e que não dispõe de tempo, a maioria se locomove de carro.
Por outro lado, apesar do dono da empresa não concordar, é interessante abrir horários específicos também somente para homens e somente para adolescentes, pois enquanto as mulheres fazem a atividade física eles também estarão fazendo.
E pensando no bem-estar do casal, seria interessante, já que a proposta da academia é aliar bem estar à saúde abrir o mercado para outros públicos que também têm o mesmo interesse e transformar a Curves em um espaço em que a família possa estar fazendo atividades comuns, pois após as atividades a família pode começar a almoçar unida antes de o marido e a esposa seguirem para o trabalho. A cliente poderia levar seus filhos à academia, onde eles teriam uma turma somente de adolescentes e onde os filhos, por sua vez, ficariam também mais próximos dos pais.
2- SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Para Kotler e Keller apud Marques (2009, p.131), "segmento de mercado consiste em um grande grupo de compradores potenciais que é identificado a partir de suas preferências, necessidades e desejos, percepções de valores, poder de compra, localização geográfica, atitudes e hábitos de compra para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica."
E essa é a segmentação na qual se encaixa a academia Curves, pois ela está voltada para o público feminino, ou seja, as mulheres são consideradas o mercado porque são consumidoras potenciais e com o modernismo têm se destacado. As mulheres atualmente trabalham fora, tem renda e buscam por qualidade de vida. Somente no "Brasil, elas são responsáveis por 94% das compras de mobiliário doméstico, 45% dos carros novos, 92% dos pacotes de viagens e 88% dos planos de saúde" (SANDE, 2007, p.5) o que demonstra o seu potencial no mercado.
Apesar dessa constatação é preciso cautela ao se segmentar um mercado para que não ocorra a microssegmentação, pois de acordo com Hooley, Saunders e Piercy "quando há diferenças entre as necessidades ou os desejos dos clientes ou entre suas atitudes e predisposições com relação às ofertas disponíveis no mercado - quer essas diferenças ocorram entre grupos ou indivíduos de um mercado - existem oportunidades para segmentar esse mercado, isto é, para subdividir o mercado maior em grupos menores (segmentos) que se tornam mercados-alvo" (MARQUES, 2009, p.133) e isso poderia delimitar consideravelmente o público alvo, como ocorre com a academia Curves. Ao voltar o segmento somente para mulheres ela deixa de atingir adolescentes e homens que também têm as mesmas necessidades que as mulheres, ou seja, nesse grupo também há as pessoas que também buscam saúde e bem estar e não estarão satisfeitos com o produto oferecido em academias comuns.
Portanto, se por acaso fosse contratado para elaborar duas ações para fazer com que os clientes
...