Maximizacao da extracao da areia pesada de moma
Por: bzintonga • 3/12/2016 • Projeto de pesquisa • 1.697 Palavras (7 Páginas) • 810 Visualizações
SUMÁRIO
1. QUESTÃO DO PROBLEMA
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
3.OBJECTIVOS
3. 1. Objectivo geral
3.2. Objectivos específicos
4 . JUSTIFICATIVA
5. METODOLOGIA
6 . TIPO DE PESQUISA
7. MÉTODO
8. INSTRUMENTOS TÉCNICOS
9. CRONOGRAMA
EXECUÇÃO DO PROJECTO DE PESQUISA
10. ESTRUTURA PROVISORIA DO TRABALHO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I:
➢ ENQUADRAMENTO TEÓRICO
Formulação do problema
Justificativa
Objectivos
Hipóteses
CAPÍTULO II: METODOLOGIA
➢ TIPO DE PESQUISA
Quanto à abordagem
Quanto aos objectivos
Quanto à fonte de informação
Quanto ao nível de aplicação
Quanto aos procedimentos técnicos
➢ MÉTODO
Método de procedimento
Método de abordagem
POPULAÇÃO E AMOSTRA / PARTICIPANTES DO ESTUDO
TÉCNICAS DE RECOLHA E ANÁLISE DE DADOS
CAPÍTULO III:
➢ APRESENTAÇÃO E RESULTADOS
CAPÍTULO IV:
➢ ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
➢ CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
11. BIBLIOGRAFIA
1. QUESTÃO DO PROBLEMA
A obra visará uma análise de menor volume ou quantidade do material (minério) extraído em cada turno, para suprir as necessidades dos clientes, tomando em conta que os clientes ficam a espera nos pontos de embarque. É neste contexto que surge a problemática da empresa extrair menor quantidade de minério pela presença de raízes, argila, maior profundidade e a sequência de progressão.
As areias pesada de Moma são mais procurado por ser minerais de grande importância ou valor económico nas industrias cerâmica, aeronáutica, aeroespacial, química, naval, nuclear, bélica, na metalurgia, no fabrico de tintas, de bicicletas, de óculos e de computadores.
Hoje em dia qualquer país está em desenvolvimento usando muitas tecnologias, necessitará das indústrias para o bem estar da sociedade e a economia do próprio país.
Quando a frente que está a ser extraída, ter maior profundidade em relação ao nível das águas do mar, acabará por extrair menor quantidade do material pretendido.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
A empresa areias pesadas de Moma- Kenmare se dedica a exploração de depósitos de placeres, na região de Topuito-Moma, usando método de extracção especial de lavra a céu aberto quando se refere ao método de exploração baseado nos meios de deslocação dos estéreis, e em função da morfologia do jazigo, usam o método de cortes sucessivos (Nkanda, 2007).
O processo de produção de areias pesadas na empresa em estudo, é afectado por algumas dificuldades, como presença de argila na face de extracção, raízes de tamanhos maiores, fricção entre os cabos de ancoragem, maior profundidade, morfologia acidentado entre outros.
Os principais parâmetros de uma operação de dragagem estão relacionados com a taxa de produção do equipamento, espessura, largura e comprimento de corte. Uma análise de cada um destes itens torna-se necessária para compreensão dos parâmetros operacionais no processo (Soares, 2006).
O aproveitamento económico desses minerais extraída na empresa Kenmare, tem seguido alguns sequenciamento de lavra com vista a maximizar a extracção para melhor responder ao mercado consumidor.
Para o melhor conjugue das operações no sentido de maximizar a extracção é necessário que se conhece a disponibilidade do equipamento em cada turno,
O coeficiente de rendimento operacional da draga representa um valor, em percentagem, que determina uma redução operacional tendo em vista: tráfego de navios, manobras da draga, além da manutenção e acréscimo da linha de recalque devido o avanço do equipamento no local de dragagem (Soares, 2006).
Segundo Herchenhorn in Soares, 2006, a draga pode estar a atingir profundidades maiores, mas que são capazes de optimizar a sucção de materiais. “Em média, uma draga de sucção e recalque com cortador obtém 20% de concentração volumétrica de sólidos e 80% de água no processo de dragagem. Com as bombas submersas instaladas na lança de sucção, esses índices podem chegar a 35% e 65%, respectivamente, aumentando a produtividade da operação e diminuindo o custo por metro cúbico, pois com a mesma potência se atinge uma produção superior.
...