TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rejeitos de areias pesadas

Por:   •  18/10/2017  •  Artigo  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos básicos

A mineracao de areias pesadas, tal como a de outros recursos minerais está susceptível a produção de resíduos, resíduos esses que mesmo sem ter valor económico afectam de forma significativa as operaçõs de lvra e beneficiamento, o que remete a uma necessidade de gerenciamento. Para uma melhor clarificacao do que se pretende, alguns conceitos básicos são necessários, conceitos de areias pesadas, rejeito e lama.

Segundo FRAZAO 2003 apud GARCIA 2009 areias pesadas sao um bem mineral constituído predominantemente por quartzo de granulação fina e que pode ser obtido a partir de depósitos de leitos de rios e planícies aluviais, rochas sedimentares e mantos de alteração de rochas cristalinas. Essas areias nao ocorrem isoladas na natureza, elas associam-se a areias sem valor económico e outros constituendes do solo, daí possuem rejeito.

Dos resíduos de mineração existem os resultantes da fase de extracção e os da fase de beneficiamento do bem mineral, os da fase de extracção são estéreis e os da fase de eneficiamento são rejeitos. De acordo com a NBR 13028 (ABNT, 2006), citado por NEVES et al 2016, rejeito é “todo e qualquer material não aproveitável economicamente, gerado durante o processo de beneficiamento de minérios”. Na mesma linhagem MILONAS (2006) conceitua os rejeitos da mineração como subprodutos das atividades de extração das riquezas minerais, oriunda de minerais de ganga, que correspondem à porção mineral com pequeno ou nenhum valor econômico.

Lamas são na verdade constituentes dos rejeitos, os finos. [1]A lama origina-se das etapas de fragmentação e concentração do minério e é composta por partículas finas e ultrafinas de minério de ferro e sílica, gerando grandes quantidades de resíduo argiloso, que é armazenado em barragens.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com