Merenda Escolar: Uma contribuição para as necessidades Nutricionais dos Alunos
Por: vania2910 • 21/6/2015 • Relatório de pesquisa • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 393 Visualizações
Programa Formação Pela Escola
Tutora: Edvânia Farias de Souza
Cursistas: Claudinéia Ramos Sousa
Maria das Graças da Silva
Sonelir Maria de Queiroz
Merenda Escolar: Uma contribuição para as necessidades Nutricionais dos Alunos
Craíbas – Al
Fevereiro - 2014
Cursistas: Claudinéia Ramos Sousa
Maria das Graças da Silva
Sonelir Maria de Queiroz
Merenda Escolar: Uma contribuição para as necessidades Nutricionais dos Alunos
Craíbas- Al
Fevereiro - 2014
Introdução
Nos últimos anos percebeu-se o grande avanço que se deu na alimentação escolar. No Brasil, a merenda escolar sempre esteve presente no programas de suplementação alimentar. As primeiras iniciativas da década de 30, quando alguns estados e municípios foram obrigados a se responsabilizarem para ofertas a alimentação escolar as crianças matriculadas nas repartições públicas.
Nos anos 50, foi criando um Programa que viesse a suprir as necessidades do alunado, que foi o Programa Nacional da Alimentação Escolar. Desde então, a merenda escolar manteve o objetivo de contribuir para melhorar as condições nutricionais e de saúde dos escolares. Portanto, a alimentação escolar é uma necessidade básica ao desenvolvimento do ser humano. Justamente nas fases mais elevadas das crianças, inclusive da infância e da adolescência, por isso a necessidade de ser uma alimentação de qualidade que venha contribuir para os aspectos nutricionais de nossas crianças, ajudando no crescimento tanto do aspecto físico e intelectual e principalmente o emocional.
Nesse sentido, percebe-se que a merenda escolar é de fundamental importância, pois através dela podemos influenciar no desempenho escolar dos alunos. Sabemos que tudo isso que foi mencionado anteriormente, está claro na constituição Federal de 1988, pois é um dever do estado e municípios garantir a alimentação escolar aos alunos matriculados na rede pública de ensino, no período em que os alunos permanecer na escola, e deve ser de bem estar para facilitar o ensino aprendizagem.
Desenvolvimento
É de suma importância ressaltar que desde de 1955, o programa Nacional de alimentação escolar ( PNAE), vem garantido, por meio de transferências de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica ( educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas e filantrópicas. Por tanto o objetivo do programa é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola, contribuindo para seu desenvolvimento psicológico e o rendimento escolar.
Portanto no município de Craíbas, existe um conselho mais o mesmo não é atuante, houve a eleição e a posse dos mesmos, mas infelizmente ele não exerce o seu papel como realmente deveria. Pois sabemos que a responsabilidade do CAE, é fiscalizar e acompanhar todo processo desde a licitação até a prestação de conta e isso não ocorre, não existe visitas as escola, pois tem escolas que recebe uma alimentação que não é uma das melhores, precisando ser refeito todo cardápio. Mesmo tendo um nutricionista e não presenciamos em nenhum momento uma alimentação saudável que venha contribuir para uma alimentação de qualidade.
Objetivo Geral:
• Atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como promover a formação de hábitos alimentares.
Objetivos Específicos:
• Melhorar a qualidade dos alimentos que estão contidos no cardápio escolar;
• Aumentar a quantidade de frutas e verduras na alimentação;
• Diminuição a quantidade de alimentos enlatados que contém um alto teor de sal e gorduras;
• Avaliar a aplicação dos recursos previstos na legislação;
• Observações sobre a compra e conservação dos alimentos do cardápio da merenda escolar.
ANÁLISE DOS DADOS
A
...