Metodo cientifico
Por: laiscax • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 533 Palavras (3 Páginas) • 1.360 Visualizações
CERVO,Amado, L. ; BERVIAN, Pedro, A. O Historico do Método Cientifico. In; CERVO. Amado, L ; BERVIAN, Pedro, A. Metodologia Cientifica. 5 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002. Cap. 1, p. 05-20.
Amado Luis Cervo é um historiador brasileiro,graduado,mestre e doutor em Historia pela Universidade de Estrasburgo. Autor de diversos livros,Atualmente é professor titular do Instituto Rio Branco e professor titular, emérito, da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de História , com ênfase em História Moderna e Contemporânea. Sendo conhecido também nas Universidades latino-americanas. Atuando principalmente nos seguintes temas: América, Relações Internacionais, Política Exterior. Algumas de sua obras são, 1Cervo, Amado Luiz. A Parceria Inconclusa: as relações entre Brasil e Portugal. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012. Cervo, Amado Luiz. ervo, Amado Luiz; Bervian, Pedro Alcino; da Silva, Roberto. Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
Pedro Alcino Bervian é graduado na universidade de Passo Fundo.
Trata-se de um livro didadico referente a diciplina metodologia do trabalho cientifico e aborda o tema da ciencia e do conhecimento. Tem-se como função principal dar base ao estudo universitario.
O texto primeiramente discorre sobre a evolução da ciencia, citando alguns pensadores que ajudaram na revolução cientifica. A seguir o autor descorre sobre o conhecimento e seus niveis, apresentando 4 níveis, o primeiro trata-se do conhecimento empirico,também chamado como senso comum,é o conhecimento do povo, obtido das experiencias feitas ao acaso,sem metodos e investigaçoes pessoais,servido do saber dos outros e das tradiçoes de coletividade. O segundo que ele cita é o conhecimento cientifico, que é baseado na busca constante de explicaçoes,soluçoes,revisão,reavaliação,usa se metodos e relaciona os fatos,seres e fenomenos,e não é algo é definitivo. O terceiro conhecimento apresentado pelo autor é o conhecimento filosofico que se basea em questionamentos,na reflexão, apresenta-se um olhar critico,busca a compreender a realidade,não é uma verdade absoluta,a busca pelos conhecimentos provoca uma reflexão.O objeto da filosofia é constituido de realidades mediatas,imperceptiveis de experimentação. Filosofar é interrogar. O ultimo conhecimento é o teológico, visto como misterio,consiste em aceitar explicações de alguém que já tenha desvendado o misterio e implica sempre uma atitude de fé diante de um conhecimento revelado. São verdades absolutas para quem acreditas e é baseado na crença. Dentre esses 4 conhecimentos o autor nos passa que as teorias formuladas no mesmo não devem ser consideradas verdades plenas, sendo consideradas apenas conclusões parciais e provisórias do que a realidade pode apresentar. A seguir o o autor fala sobre o trinômio e explica também suas 3 partes , sobre a verdade , evidência e certeza. A verdade segundo o escritor é o encontro da pessoa com o desvelamento,com o desocultamento e com a manifestação do ser. A essência das coisas se manifesta,torna-se translúcida,visivel ao olhar, á inteligencia e á compreensão humana. A evidencia de acordo com Cervo é a manifestação clara,é transparência,é desocultamento e desvelamento da natureza e da essência das coisas. A verdade só resulta quando há evidencias. E finalmente a certeza é o estado de espirito que consiste na adesão firme a uma verdade, sem temor de4 engano. Esse estado de esperito se fundamenta na evidência. Dizendo que após feita a distinção entre essas 3 partes , é iniciada ( mas não concluída ) a formação do espírito científico.
...