Movimento por qualidade
Tese: Movimento por qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasadm • 25/11/2013 • Tese • 3.293 Palavras (14 Páginas) • 298 Visualizações
Introdução
Preparar um Plano de Negócios é uma das coisas mais úteis que um empresário ou um empreendedor pode fazer. Pode servir tanto como um guia a ser seguido como também um instrumento utilizado para obtenção de financiamento. Ele irá auxiliá-lo a eliminar planejamentos instintivos. O planejamento sistemático que faz parte de Plano de Negócios lhe permitirá restringir os erros ao papel, ao invés de cometê-los no mercado. Ele testará a sua decisão de abrir ou ampliar o seu negócio, uma vez que a preparação de um plano abrangente de negócios exige tempo e esforço. Quando você tiver completado este exercício, sentir-se-á mais confiante na sua capacidade para operar um negócio com sucesso. Neste trabalho iremos usar como exemplo uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil, a Natura S/A, que tem um bom planejamento e estrutura para elaboração de seus negócios e fazerem os mesmos darem muito certo
Movimento pela qualidade
A natura tem como conceito de qualidade, a conformidade em seus materiais de serviços, integrando positivamente ao compromisso com a política sócio-ambiental.
Tem como ponto principal os requisitos de Sistema Integrado.
A natura ainda realiza o melhoramento continuo da qualidade, também conhecida como método japonês o “Kaizen”. Eliminando o que for desnecessário para os negócios e para os processos de produção, seguindo o caminho para a redução de custo.
O Programa de Qualidade Assegurada, desenvolvido pela própria empresa Natura, confere de perto passo a passo da produção, transporte e entrega de seus produtos.
Por fim, a filiação do fornecedor a FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) também é elevada em conta como um de seus diferenciais positivo.
Benchmarking
A Natura tem uma Campanha publicitaria que foca o lado eco sustentável e responsável, a Natura leva as suas consumidoras a imagem de que toda a matéria prima utilizada é natural e ecologicamente correta, fazendo suas vendas crescerem vertiginosamente. Asssim as consumidoras além de promover e divulgar a marca natura, tornando-se advogadas e defensoras da marca.
Para a natura as empresas existem para atender as necessidades dos indivíduos e da sociedade por meio de seus produtos, serviços e ações. A natura tem a disposição de fomentar a educação e o conhecimento nas atividades e relacionemos que mentem com seus diversos públicos, reforçando a sua visão ética, suas razões, suas crenças e seus valores de forma permanente de focando no aperfeiçoamento, mantendo compromisso com a verdade , e acima de tudo sempre mostrando transparência nas suas relações.
A Natura como todos sabem tem uma ‘’parceria’’ com o meio ambiente, todo ou qualquer tipo de: caixa, produtos entregues, sacolinhas são recicláveis, e na maioria dos casos os brindes são totalmente recicláveis .
• A Natura assume que em uma empresa ambiental responsável, deve gerenciar suas atividades de maneira a identificar os aspectos sobre o meio ambiente, buscando sobre o meio ambiente, buscando minimizar aqueles que são negativos e amplificar os positivos. Deve, portanto agir para a manutenção e melhoria das condições ambientais, minimizando ações próprias potencialmente agressivas ao meio ambiente e disseminando para outras empresas as praticas e conhecimentos adquiridos na experiência da gestão ambiental.
Uma das grandes melhorias que vem crescendo ainda mais na Empresa, são os fornecimentos de cursos, para auto desenvolvimento de seus empregados, tanto para o seus fornecedores, pois quando mais sabedoria, mais agregados.
Gestão de estoques
Ao mesmo tempo em que se elabora o plano de produção também é verificada a disponibilidade de produtos em estoque nos centros de distribuição (CD´s), bem como a demanda de cada um deles, com base na estatística de venda, para verificar necessidade de abastecimento no local. São analisadas as ordens de produção de pedidos firmes e também as dos pedidos planejados.
No controle de estoques, não é utilizado o indicador de giro de estoque (devido a empresa considerar que apresenta baixa contribuição para uma gestão eficaz), assim utiliza-se do indicador de cobertura. Este indicador está relacionado diretamente com o Custo de Mercadoria Vendida (CMV), que indica o custo de certo item para empresa. Assim este indicador também é utilizado para medir a eficiência da empresa.
Usando principalmente uma ferramenta específica de gestão, baseada nos conceitos de oferta de produtos, é possível dizer que a empresa em estudo emprega em seu sistema de controle de estoques duas das sistemáticas encontradas na literatura: a sistemática de controle de estoque por ponto de pedido(Q) e a sistemática de controle de estoque por revisões periódicas(P).
Outras ferramentas utilizadas para auxiliar na Gestão dos Estoques é o SAP, Warehouse Management (WM Gerenciamento de Armazém) e Product Planning (PP- Planejamento de Produto). Além disso, utiliza-se indicadores de perdas, de qualidade (medindo o percentual de utilidade de dado item, está vencido ou obsoleto, etc.) A contagem de inventário é cíclica, ocorrendo, no geral trimestralmente e de maneira aleatória diariamente, sendo lançadas imediatamente no sistema as correções necessárias. Uma vez iniciada a produção, diariamente é programada aprodução da fábrica e a jusante do fluxo têm-se como saída do processo, os produtos acabados que são destinados à armazenagem posteriormente, às Consultoras Natura.
Reengenharia
A Natura empresa do ramo de cosméticos criada no ano de 1969. Agora desponta como uma das poucas empresas do Brasil que foi capaz de superar o momento mais turbulento da crise econômica que ainda assola a atmosfera mundial.
O mercado consumidor de cosméstico brasileiro é o terceiro maior do mundo em volume de vendas. A Natura por sua vez tem 90% de sua receita gerada no mercado brasileiro. A principal concorrente da Natura no Brasil é a americana Avon. A empresa passou por uma reengenharia no ano de 2007, pior momento
...