Mudanças na educação para melhorar o ensino
Relatório de pesquisa: Mudanças na educação para melhorar o ensino. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 6/11/2014 • Relatório de pesquisa • 549 Palavras (3 Páginas) • 380 Visualizações
Introdução
O Brasil vem passando por mudanças na Educação para a melhoria do Ensino.
E com toda essa mudança vem à inclusão da linguagem de sinais (LIBRAS) nas instituições de ensino público.
Mas como todas as mudanças exigem novas posturas os profissionais tem que serem qualificados para que possam desempenhar bem seu papel de educador, trazendo sempre coisas novas e metodologias que despertem o interesse dos alunos na aprendizagem. Muitas pessoas acreditam que a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é o português nas mãos, na qual os sinais substituem as palavras. Outras pensam que é linguagem como a linguagem das abelhas ou do corpo. Muitas pensam que são somente gestos iguais ao das línguas orais. Entre as pessoas que acreditam que é uma língua, há algumas que crêem que é limitada e expressa apenas informações concretas e que não é capaz de transmitir idéias abstratas.
Pesquisas sobre LIBRAS vêm sendo desenvolvidas, mostrando que, esta língua é comparável em complexidade e expressividade a quaisquer línguas orais. Esta língua não é uma forma do português; ao contrário, tem suas próprias estruturas gramaticais, que deve ser aprendida do mesmo modo que outras línguas. A LIBRAS difere das línguas orais por utilizar outro canal comunicativo, isto é, a visão em vez da audição. A LIBRASé capaz de expressar idéias sutis, complexas e abstratas. Os seus usuários podem discutir filosofia, literatura ou política, além de esportes, trabalho, moda, etc. A LIBRAS pode expressar poesia e humor. Como outras línguas, a LIBRAS aumenta o vocabulário com novos sinais introduzidos pela comunidade surda em resposta à mudança cultural e tecnológica.
Desenvolvimento
1- As mudanças obtidas pela comunidade surda no Brasil ainda está muito aquém de ser um exemplo para o mundo, pois, os avanços alcançados ainda estão a muito defasados. Se num passado o surdo era trancado por suas famílias em quartos minúsculos e outras vezes até jogados nas ruas como indigentes, hoje ainda são uma parte da sociedade isolada, pois poucos são os lugares que lhes possibilitam fácil acesso.
2- Em 24 de abril de 2002, foireconhecida a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como um meio legal de comunicação e expressão.Inclusão de libras nas escolas públicas.Faltam profissionais preparados para tal ensino. Os locais de entretenimento não estão aptos a darem acesso aos surdos, como vimos nos artigos sitados no passo 1 no caso do cinema que não tinha o filme legendado, e a faculdade que não permitiu a aluna a se matricular por falta de professor.
3- Nossos governantes deveriam estabelecer decretos onde os locais públicos fossem obrigados a se adequarem, inserindo profissionais preparados para o atendimento dos mesmos, dando gratuitamente cursos preparatórios para que pelo menos um profissional do estabelecimento fizesse o curso preparatório, bonificando o estabelecimento por quantidade de pessoas inscritas.
Considerações Finais
Com isso concluímos que só depende do interesse humano tornarmos o mundo cada vez mais acessível, seja para o deficiente auditivo ou qual deficiência for, temos que deixar nossos preconceitos de lado e colocarmos a mão na massa.
Pregamos tanto o politicamente correto, mas nos esquecemos do material humano que é muito mais importante do que qualquer outra coisa.
Referências Bibliográficas
http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2013/01/surdos-trajetorias-e-conquistas.html Acesso em 23 nov.2013.
OLIVEIRA, V.; CASTRO, N. Sem intérprete, universitária surda é impedida de ir às aulas. Campo Grande News, Campo Grande, 21 jan. 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 abr. 2013.
http://unisite.com.br/Noticias/32354/Lingua-Brasileira-de-Sinais-(Libras):-conquista-da-comunidade-surda.xhtml Acesso em 23 nov. 2013.
...