Musicoterapia
Casos: Musicoterapia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 5/3/2015 • 293 Palavras (2 Páginas) • 364 Visualizações
Antônio Carlos Luiz de Medeiros
RA:1146479
METODOLOGIA PARA PESQUISA CIENTÍFICA
Atividade 01
Prof. PEDRO AUGUSTO D. DE OLIVEIRA
PONTE NOVA 2015
PESQUISA:
A MÚSICA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
MUSICOTERAPIA E PSICOMOTRICIDADE
Atuando e vivenciando os efeitos da música para o desenvolvimento de conteúdos nas pessoas com necessidades especiais por mais de dez anos, pude penetrar através da música em um mundo inimaginável, com perguntas e respostas, com retorno e fracassos, dúvidas e soluções, eu defendo plenamente que a música é o caminho não somente para o auxílio do desenvolvimento de conteúdos mobilizados em especiais como no desenvolvimento de crianças, adolescentes, adultos, e idosos.
A população em que ministrava a música como recurso terápico era variada: Autistas, síndrome de Down, Asperger, esquizofrênicos, La Tourette e outras tantas e as resposta eram surpreendentemente imediata. A relação de textos, trabalhos e pesquisas científicas são inúmeras que abordam o assunto e toda literatura discrimina os efeitos benéficos da música para o desenvolvimento do ser humano. Uma das pesquisas científicas que se destacou e fiquei interessado foi uma investigação dos efeitos da musicoterapia psicodinâmica na comunicação verbal e não verbal e social de crianças com autismo. Em um blogue especial intitulado: Musicoterapia Científica, possui um vasto relatório de experências com ricas fontes de novas descobertas científicas sobre a música e seus benefícios:
*A música no tratamento da depressão, insônia, síndrome do pânico e outras disfunções;
*A vibração do som no desbloqueio do sistema nervoso e ativação das glândulas;
*A música como estímulo da memória, atenção e concentração;
* A importância da música para o restauro da saúde física, mental e espiritual do indivíduo.
É muito ampla a literatura de dados científicos e experiências próprias para se tratar e não somente os textos como essa bagagem que possuo pretendo não somente discriminá-la como compartilhá-la a toda docência.
...