TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novos Gestores E Suas Atitudes

Dissertações: Novos Gestores E Suas Atitudes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas com o surgimento da globalização, iniciou-se um período de constante crescimento industrial, comercial e principalmente tecnológico. Uma das grandes problemáticas deste crescimento é encontrar mão-de-obra qualificada dos diversos setores, para suprir a demanda de trabalho existente. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)ii revela que 69% das 1.616 empresas consultadas enfrentam dificuldades com a falta de trabalhadores qualificados. De acordo com o estudo, a falta dessa mão de obra atinge todas as áreas e categorias profissionais das empresas, principalmente o setor de produção. "A escassez de profissionais qualificados impacta diretamente na competitividade da indústria brasileira, afetando a produtividade e a qualidade", apontou o estudo. Estes fatores evidenciam a dificuldade das empresas em contratar profissionais qualificados, para atender suas demandas de mercado, ocasionando o apagão da mão-de-obra.

O profissional em processo de crescimento profissional, ao assumir uma promoção na empresa ou em uma nova oportunidade de emprego, se depara com uma realidade incomum das suas atividades anteriores. A tomada de decisão é constante em suas atividades, sendo estas decisões diretamente impactantes nas atividades de seu

2

trabalho e de sua equipe. Abaixo podemos apontar fatores que influenciam em seu processo de adaptação a nova função de gestor, entre elas podemos destacar:

 Resistência da equipe em assumir um novo líder;

 Cultura empresarial;

 Domínio das rotinas gerenciais;

 Expectativas pessoais;

 Expectativas da empresa.

Para auxiliar os novos gestores em suas tomadas de decisões, vamos estudar a seguir a importância do processo decisório no desenvolvimento dos novos gestores para o mercado de trabalho e crescimento das organizações, neste tempo denominado da “era da informação”, onde temos uma sociedade em constante busca de conhecimento.

O processo de decisão faz parte do cotidiano do ser humano. A todo o momento estamos envolvidos em processos de decisão na vida pessoal, religiosa, social e principalmente na área profissional, em muitos casos não damos a devida importância a sua existência. Chiavenato (1997, p. 710) elucida ao definir decisão como “o processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir”. As situações e vivencias tornaram-se bem mais completas nos dias atuais, hoje existem mais fatores que influenciam no processo de tomada de decisão que não existiam no passado. O Ser humano em diversas fases de sua vida precisa tomar decisões que exigem mais de sua capacidade intelectual. Para Gomes e Almeida (2002; p. 12-13): “tomar decisões complexas é, de modo geral, uma das mais difíceis tarefas enfrentadas individualmente ou por grupos de indivíduos, pois quase sempre tais decisões devem atender a múltiplos objetivos, e frequentemente seus impactos não podem ser corretamente identificados”.

Na tomada de decisão se faz necessário entender o contexto do problema levantando hipóteses e as soluções cabíveis para a situação levantada. Laroche (1995) identifica as decisões e o processo decisório como sendo representações sociais. Por conta disso, os indivíduos pensam e agem em termos de tomadas de decisão. Fatores éticos, culturais e religiosos podem influenciar diretamente na tomada de decisão de acordo com cada gestor e o meio onde vive. Segundo Bazerman (2004; p. 06), a tomada de decisão “é baseado em um conjunto de premissas que determinam como uma decisão deve ser tomada e não como a decisão é tomada”. O resultado final pode ser semelhante em muitos casos, mas os meios da decisão serão em sua maioria diferenciados por cada gestor. Como as empresas sofrem influencias externas, a sociedade também sofre influencia direta das empresas.

A experiência e a vivencias com as atividades e a tomada de decisão proporciona ao novo gestor maturidade profissional, proporcionando-o maior exatidão em suas tomadas de decisão com o decorrer de carreira profissional. Cada fase de tomada de determinada decisão constitui por si mesma processo complexo (SIMON 1972).

As atividades realizadas pelas empresas, nos seus diversos níveis hierárquicos, são essencialmente processos de tomada de decisão e de resolução de problemas (SIMON, 1972). Constantemente os administradores tomam decisões que afetam um grupo, uma organização ou a própria coletividade. Bretas Pereira (1997) reforça a importância da decisão no contexto atual de mudanças rápidas em que se encontra o mundo, com consequências diretas e imediatas para as empresas e a sociedade. Para as empresas, as mudanças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com