O ABORTO NA VISÃO DA SOCIEDADE
Por: Ihtanael Santana • 23/8/2016 • Artigo • 2.549 Palavras (11 Páginas) • 2.104 Visualizações
O ABORTO NA VISÃO DA SOCIEDADE
Trabalho realizado na disciplina de bioética do curso técnico integrado ao ensino médio de tempo integral em biotecnologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás – Campus Formosa
Ihtanael Santana Vieira – ihtanael.santana@gmail.com
IFG/Formosa
José Henrique Cavalcante Martins – josecavalcante007@hotmail.com
IFG/Formosa
Luís Cláudio Rocha Henriques de Moura – Ichmoura@bol.com.br
Docente IFG/Formosa
[pic 1]
1 - Resumo
O objetivo geral dessa pesquisa foi compreender o que a sociedade e principalmente os jovens entendem, sabem e conhecem a respeito do aborto. Buscando levar informação e mais claridade de um tema bastante presente em nossa sociedade, principalmente entre os jovens. Ao longo da história da humanidade o aborto foi praticado de vários métodos e com diferentes finalidades e aspectos morais, éticos, legais ou religiosos. É um assunto que abrange tanto o meio cientifico e religioso; “Quanto é o valor de uma vida? ”, “Mas quando uma vida começa? ”, “Mas é somente uma criança dentro dela, um inocente. ” “O corpo é da pessoa ela pode escolher entre ficar com a criança ou não. ” Esse são argumentos que a gente levou em conta nessa pesquisa, foram uma das bases para nosso estudo, foi o que nos levou a realiza-la. Será que o Jovem Brasileiro está por dentro dos assuntos da atualidade? Será que ele realmente conhece o que é o Aborto? Afinal, o que é o aborto?
Palavras – chave: aborto, sociedade, leis, jovens
2 - Introdução
A palavra aborto vem do latim abortus que quer dizer interromper, suspender algo ou processo. O termo hoje é usado para especificar o processo de interrupção de uma gravidez, a remoção do feto durante a gestação.
Ao longo da história da humanidade o aborto foi praticado de vários métodos e com diferentes finalidades e aspectos morais, éticos, legais ou religiosos.
O aborto é um assunto que mistura textos científicos e religiosos,vem sendo discutido por muito tempo pela sociedade, entre tanto, nunca chegamos a uma conclusão de fato se é definitivamente errado ou não, pois além de ser um tema muito polêmico e suas discussões não levarem a um lado específico, a aceitação ou não são definidas por escolhas pessoais as quais são tomadas pela própria pessoa, que vale ressaltar, pode ser influenciada tanto pelo meio religioso quanto pelas pessoas que ela convive, ou seja, o meio social dela.
3 - Metodologia
De forma inicial foi feito todo um estudo bibliográfico sobre o tema, várias pesquisas, vários estudos trabalhado em cima desse assunto, Foram lidos vários artigos de diferentes posições para entendermos e esclarecer várias dúvidas, posteriormente foi elaborado e realizado questionários nos quais foram aplicados em turmas de 9º ano do ensino fundamental a 1º ano do ensino médio das escolas de rede pública (Colégio Estadual Sérgio Fayad e Colégio Estadual Leônidas Ribeiro de Magalhães) após a aplicação dos questionários eles foram lidos, examinados e usando o método de porcentagem para ser feita a analise dos dados coletados.
4 – Aborto e a Lei
Como citado, o termo aborto que vem do latim abortus que quer dizer interromper, suspender algo ou processo, hoje em dia esse termo e usado justamente para dar nome ao procedimento que e feito para a retirada do feto antes de seu tempo. Porém é um assunto que sempre nos deixara pensativos, pois temos perguntas cujas respostas ainda não estão de forma esclarecida, assim nos fazendo pensar de forma critica e julgar de forma ética e clara a integridade humana sobre esse processo no qual nos deixa com tantas duvidas.
As finalidades de suspender o processo de gravidez são muitas, entretanto no Brasil são permitidos legalmente os casos de anencefalia; que é a criança nascer sem cérebro, o estupro e o risco de vida da mãe. De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 8,7 milhões de brasileiras entre 18 e 49 anos já fez ao menos um aborto na vida. Deste 1,1 milhões de abortos foram provocados ilegalmente.
De acordo com o artigo 124 do código penal prevê prisão de um a três anos para quem provocar de forma ilegal o aborto.
“CP - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940
Art. 124 - Provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque: (Vide ADPF 54)
Pena - detenção, de um a três anos.
Aborto provocado por terceiro”
5 – Descriminalizações do Aborto em outros países
A descriminalização do aborto no Brasil vem sido muito discutida nos últimos anos, porém visto em outros países a descriminalização do aborto houve pontos positivos, por exemplo, no Uruguai veio a ter uma grande queda de mortes de mulheres que foram vitimas deste procedimento de dezembro de 2012 até maio de 2013, segundo uma pesquisa divulgada pela United Press Internacional. Em outros países podemos ver a queda de crimes violentos na população, como também a queda do narcotráfico, e a redução do alto número de pessoas em hospitais.
6 - A visão dos jovens sobre o aborto na nossa sociedade
Em nossa sociedade como citamos o aborto é muito presente, porém, a sociedade tem uma visão sobre o tema seguindo exemplos das pessoas mais velhas acreditam que sejam uma atitude banal, ou seja, sem valores éticos ou morais. Em questionários aplicados em jovens percebemos que tanto eles como os adultos chegam a ter opiniões iguais e até mesmo influenciados por diversos elementos como o medo de dizer NÃO, percebemos o tanto que deixamos de discutir algo que seria para o bem da comunidade por preconceito de dizer NÃO para algo. Analisando os dados coletados dos questionários vimos um padrão mostrado no gráfico abaixo.
...